Conecta Brasília

Senador Marcelo Castro celebra maioria do STF e defende democracia

A decisão é considerada um marco na responsabilização dos envolvidos

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) se pronunciou nesta quinta-feira (11) após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria na Primeira Turma para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por organização criminosa, em razão do suposto plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022.

Em publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar destacou a importância da decisão e reafirmou a defesa da democracia.

“A democracia é inegociável! O STF acaba de formar maioria para responsabilizar e condenar os envolvidos na trama golpista. Quem atenta contra a nossa democracia atenta contra o Brasil. Que a Justiça siga firme para que jamais se trame contra a nossa liberdade democrática de novo”, escreveu Marcelo Castro.

A democracia é inegociável!
O STF acaba de formar maioria para responsabilizar e condenar os envolvidos na trama golpista. Quem atenta contra a nossa democracia atenta contra o Brasil. Que a Justiça siga firme para que jamais se trame contra a nossa liberdade democrática de novo.

— Marcelo Castro (@MarceloCastroPI) September 11, 2025

Com o voto da ministra Cármen Lúcia, o placar chegou a 3 a 1 pela condenação, restando apenas o voto do ministro Cristiano Zanin. No entanto, o resultado já não pode ser revertido na Primeira Turma, garantindo a condenação dos acusados pelo crime de organização criminosa.

A decisão é considerada um marco na responsabilização dos envolvidos em ataques à ordem democrática após as eleições de 2022.

Leia também