STF retoma julgamento de Bolsonaro com voto decisivo de Cármen Lúcia
Ministra deve se manifestar pela condenação dos réus
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (11/09) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados de participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A sessão desta tarde tem como destaque o voto da ministra Cármen Lúcia, que deve se manifestar sobre a condenação ou absolvição dos réus.
Até agora, três ministros já apresentaram seus votos. O relator, Alexandre de Moraes, defendeu a condenação de todos os acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros. Na mesma linha, o ministro Flávio Dino também votou pela condenação, com algumas distinções na dosimetria das penas.
Na última sessão, o ministro Luiz Fux abriu divergência ao se posicionar pela absolvição de Bolsonaro e ao levantar questionamentos sobre supostas falhas no processo, como cerceamento de defesa. O placar parcial, portanto, está em 2 a 1 pela condenação.
Os votos de Cármen Lúcia e de Cristiano Zanin ainda são aguardados e devem ser determinantes para a conclusão do julgamento. Caso se forme maioria pela condenação, caberá ao STF definir as penas a serem aplicadas.
VEJA AO VIVO: