Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasília

No Conecta Brasília, você mergulha nos bastidores do poder. Aqui, política é tratada com seriedade, clareza e um olhar apurado sobre os bastidores que moldam decisões no Congresso, no Planalto e além. Acompanhe análises, furos e conteúdos exclusivos sobre os caminhos, muitas vezes silenciosos, que definem os rumos do Brasil.

Encontro Nacional lança SoberanIA e discute autonomia digital

Evento em Brasília destaca conectividade, sustentabilidade e protagonismo do Piauí
Redação

O Encontro Nacional de IA Soberana, realizado em Brasília, reuniu autoridades, representantes da indústria e do setor público para debater os próximos passos da inteligência artificial no Brasil. O evento marcou o lançamento oficial da SoberanIA, apresentada como a IA soberana mais avançada do país, além do anúncio de uma aliança estratégica para consolidar uma infraestrutura nacional de computação de alto desempenho.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou o protagonismo do estado na iniciativa. “Na verdade essa é uma iniciativa que começou no Piauí, isso nos deixa muito orgulhosos, mas agora ganha aspecto nacional. O objetivo é que essa inovação, de termos uma linguagem de inteligência artificial em português soberana, possa gerar benefícios para prestação de serviços públicos em várias áreas e entes da federação”, disse. Ele acrescentou que a primeira etapa da infraestrutura computacional deve estar disponível já no próximo ano.

Durante o encontro, o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, ressaltou a importância da conectividade para garantir o tráfego e armazenamento de dados. “Estamos muito focados na ampliação do 5G no Brasil. Complementar a isso, lançamos a política nacional de conectividade em rodovias e o novo leilão do 700 MHz, que irá contemplar a necessidade de expandir cobertura móvel e viabilizar a transmissão dos dados trafegados e armazenados nos data centers e na inteligência oficial”, afirmou.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, classificou a ferramenta como um marco. “É espetacular. A SoberanIA reúne dados do governo, da inteligência e da produção intelectual brasileira. Com 350 bilhões de palavras, é capaz de traduzir isso em serviços públicos que chegam à população, gerando impacto significativo na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

O encontro reforçou ainda o papel da integração entre governo e indústria, com discussões sobre repatriação de dados, sustentabilidade na construção de data centers e fortalecimento da capacidade tecnológica nacional, apontando caminhos para a autonomia digital do Brasil.