Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasília

No Conecta Brasília, você mergulha nos bastidores do poder. Aqui, política é tratada com seriedade, clareza e um olhar apurado sobre os bastidores que moldam decisões no Congresso, no Planalto e além. Acompanhe análises, furos e conteúdos exclusivos sobre os caminhos, muitas vezes silenciosos, que definem os rumos do Brasil.

STF retoma julgamento de Bolsonaro com voto decisivo de Cármen Lúcia

Ministra deve se manifestar pela condenação dos réus
Conecta Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (11/09) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados de participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A sessão desta tarde tem como destaque o voto da ministra Cármen Lúcia, que deve se manifestar sobre a condenação ou absolvição dos réus.

Até agora, três ministros já apresentaram seus votos. O relator, Alexandre de Moraes, defendeu a condenação de todos os acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros. Na mesma linha, o ministro Flávio Dino também votou pela condenação, com algumas distinções na dosimetria das penas.

Na última sessão, o ministro Luiz Fux abriu divergência ao se posicionar pela absolvição de Bolsonaro e ao levantar questionamentos sobre supostas falhas no processo, como cerceamento de defesa. O placar parcial, portanto, está em 2 a 1 pela condenação.

Os votos de Cármen Lúcia e de Cristiano Zanin ainda são aguardados e devem ser determinantes para a conclusão do julgamento. Caso se forme maioria pela condenação, caberá ao STF definir as penas a serem aplicadas.

VEJA AO VIVO:

Comente