Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Altos garante vaga na Série D 2026 e representa o estado ao lado de Piauí e Flu-Pi

Com novo formato da competição; Futebol piauiense terá três representantes na quarta divisão
Conecta Esportes

O Altos está garantido na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. A equipe assegurou a vaga por ter chegado à segunda fase da edição de 2025, se beneficiando das mudanças anunciadas pela CBF no formato da competição, que agora passará a contar com 96 clubes, ao invés dos 64 habituais.

Com a confirmação, o Altos se junta a Piauí e Fluminense-PI como representantes do futebol piauiense no torneio nacional. Será a primeira vez desde 2024 que o estado contará com três times na Quarta Divisão. Naquela temporada, os participantes foram Altos, Fluminense-PI e River-PI.

Foto: Samuel Pereira/ AltosElenco do Altos, no estádio Lindolfo Monteiro - Série D do Brasileiro 2025
Elenco do Altos, no estádio Lindolfo Monteiro - Série D do Brasileiro 2025

Mesmo eliminado nas oitavas de final da Série D 2025, após dois empates e derrota nos pênaltis para o Santa Cruz, o desempenho do Altos foi suficiente para garantir uma das vagas automáticas distribuídas pela CBF aos clubes que alcançaram ao menos a segunda fase do torneio deste ano.

Além do aumento no número de participantes, a Série D de 2026 terá outras mudanças relevantes. A nova estrutura prevê uma fase de grupos com mais clubes, o que deverá tornar o campeonato mais longo e disputado. O modelo de disputa também foi ajustado para comportar esse crescimento, mantendo o mesmo número total de rodadas, mas reorganizando as fases classificatórias e eliminatórias.

Foto: Reprodução/Aldo Carvalho/Piauí E.C.Piauí E. C.
Piauí E. C.

Outra novidade é o aumento no número de acessos: a partir de 2026, seis clubes subirão da Série D para a Série C — antes, eram apenas quatro. A ideia da CBF é tornar a competição mais atrativa e permitir maior mobilidade entre as divisões, principalmente para clubes de centros menores, que antes enfrentavam dificuldades para subir de patamar no cenário nacional.

Com essas mudanças, clubes tradicionais como América-RN, Portuguesa e Sampaio Corrêa, além de outros que tiveram bom desempenho na atual temporada, já estão confirmados na disputa. A expectativa é que a nova configuração traga mais visibilidade e competitividade ao campeonato.

Para o futebol piauiense, a confirmação de três representantes na Série D 2026 é motivo de celebração, reforçando a presença do estado na cena nacional e dando aos clubes mais chances de crescimento técnico e estrutural.

Comente