Bolsa Atleta: termo de adesão é assinado por esportistas e técnicos em solenidade
Foram contemplados pela seleção 76 atletas e 20 técnicos que representam o Estado do Piauí
A Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) realizou, nesta segunda-feira (25/03), a solenidade de assinatura do Termo de Adesão ao Bolsa Atleta Piauí 2024. O programa da Secepi patrocina atletas, paratletas e técnicos em competições estaduais, nacionais e internacionais.
Foram contemplados pela seleção 76 atletas e 20 técnicos que representam o Estado do Piauí e necessitam de apoio financeiro para desenvolver sua prática esportiva. As bolsas são no valor de R$ 1 mil mensais para atletas e de R$ 1,5 mil mensais para técnicos.
Neste ano, a seleção para o Bolsa Atleta contemplou 31 modalidades, sendo elas: judô, badminton, atletismo, natação, ciclismo, canoagem, boxe, triatlo, karatê, skate, taekwondo, luta olímpica, tênis de mesa, tênis de quadra, tiro olímpico, vôlei, vôlei de praia, futebol, basquete, handebol, capoeira, xadrez, wushu/sanda, jiu-jitsu, beach tênis, muay thai, breaking, hipismo, rugby, fut 7 e futsal.
Ana Cristina, dirretora da Associação de Badminton do Grande Dirceu, esporte cujo Piauí é uma grande potência nacional, esteve presente no evento e conversou com o Conecta Piauí sobre a importância do Governo do Estado em resgatar a bolsa. "É uma grande conquista porque os meninos precisam de bastante apoio e com a Bolsa Atleta eles conseguem se manter ainda mais tempo no esporte. Claro que a gente precisa ainda mais de incentivos porque fazer esporte não é algo barato, é algo bastante caro. Você ter que competir fora e a nível nacional, [gasta-se com] passagem, hospedagem, alimentação, fora as inscrições. Então é um apoio que chega em boa hora, são atletas que ainda são estudantes, necessitam dos seus implementos, tanto individuais como de quadra", diz.
A equipe de Badminton da associação do Grande Dirceu voltou recentemente de uma competição em São Paulo (SP), onde conquistou três medalhas. Os esportistas estavam, até então, sem apoio. A segunda etapa da competição acontecerá em Curitiba (PR).
O professor de judô Wendell Barbosa, que leciona na instituição WB Judô, reafirmou a importância da bolsa para os esportistas. "É uma conquista muito importante, pois no nosso esporte judô é um esporte que exige em que o atleta viaje muito pra poder pegar em kimonos diferentes e adquirir experiência pra estar em um bom nível nas competições a nível estadual, interestadual, nacional e internacional", conta.
Atualmente os atletas da instituição onde Wendell leciona estão disputando em competições nacionais e internacionais. "No ano passado nós fizemos um campeão brasileiro e fizemos um campeão pan-americano. Nós tivemos três atletas contemplados do bolsa-atleta estadual e estamos aí a mil por hora nesse ano de 2024 pra manter esse nível e aumentar com mais atletas pra ano que vem", diz.
A concessão de benefícios por meio do Bolsa Atleta segue a política do Governo do Estado de proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte e possibilitar ações de fomento do esporte de alto rendimento no Piauí.