Secepi em Ação chega à cidade de Beneditinos e inicia primeira turma de judô
Projeto busca levar esporte, lazer, inclusão social e saúde a diversas cidades no estado do PiauíA Secepi em Ação chegou à cidade de Beneditinos na manhã deste sábado (21/02). O projeto é um conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí (Secepi) voltadas para levar esporte, lazer, inclusão social, saúde e atividades comunitárias a diversos públicos no estado do Piauí.
A secretária de Esportes do Piauí, Josiane Campelo, destacou a importância do projeto Secepi em Ação, que leva iniciação esportiva a municípios do estado.
"O projeto também contempla outras modalidades, como atletismo, tênis de mesa e handebol, já presentes em diferentes cidades. Em Beneditinos, a primeira turma conta com 25 alunos inscritos no Cadastro Único, em parceria com a prefeitura e secretarias municipais. Diante da alta procura da população, a expectativa é ampliar o número de turmas e incluir novas modalidades", comenta a secretária.
Durante a solenidade, o deputado Evaldo Gomes destacou a importância do esporte como instrumento de transformação social e inclusão. Ele ressaltou as parcerias firmadas entre o poder público e diferentes segmentos da sociedade para fortalecer projetos voltados à juventude. Ele enfatizou que iniciativas como a implantação de turmas de judô representam oportunidades concretas de mudança na vida de crianças e adolescentes.
“Acho que o esporte é que, de fato, em parceria com outros segmentos da sociedade, como, por exemplo, a assistência social, que é o projeto aqui, que a gente inaugura a primeira turma de formação do judô aqui na cidade de Beneditinos, o esporte transforma vidas. O esporte é uma ferramenta de transformação social, e a gente tem feito isso em vários municípios do Piauí. A Secretaria Estadual dos Esportes, em parceria com as prefeituras, e com entidades não governamentais, tem feito esse trabalho, um trabalho de tirar a criançada das ruas e trazer para praticar o esporte", pontua Evaldo Gomes.
Durante o lançamento do projeto, o campeão mundial de judô Stanley Torres destacou a importância da modalidade como instrumento de disciplina e transformação social. Ele compartilhou sua trajetória pessoal como exemplo de superação por meio do esporte e celebrou a expansão da iniciativa para o interior do estado.
“O judô é o melhor esporte para crianças de 0 a 21 anos de idade, tem esse estudo feito pela UNESCO. Comecei o judô para melhorar a disciplina e hoje sou um dos maiores atletas do Estado, com bons resultados conquistados ao longo da minha carreira. Estou muito feliz, é a nossa primeira cidade depois de Teresina e Timon naquela região, está sendo Beneditinos, já tem uma aceitação muito boa pela população, muita gente já entrou em contato perguntando para saber como vai funcionar o projeto", diz Stanley Torres.
A Secepi em Ação representa a atuação da secretaria para democratizar o esporte, fortalecer políticas públicas esportivas e aproximar o Estado da população por meio de atividades que promovem saúde, cidadania e inclusão social em todo o Piauí.