Atlético Piauiense fica com vice-campeonato no feminino 2025
Vice-campeão piauiense para o Liga São João, CAP celebra também um ano histórico de futebol
O Atlético Piauiense encerrou sua participação no Campeonato Piauiense de Futebol Feminino 2025 com o vice-campeonato, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e derrota nos pênaltis por 5 a 4 diante do Liga São João/ Piripiri F.C, na final disputada neste domingo (19), em Teresina.
A decisão foi marcada por momentos de tensão. A atacante Lívia, artilheira da competição, abriu o placar para o time de Piripiri ainda no primeiro tempo, após boa jogada coletiva. O Atlético Piauiense empatou com Moara, que aproveitou a bola que sobrou na área e finalizou com precisão. Com o empate firmado em 1 a 1 no tempo normal, a taça foi decidida nas penalidades. Melhor para a equipe comandada por Cristiano Recife, que venceu por 5 a 4 nos pênaltis e garantiu o título inédito para o município de Piripiri.
No jogo, como um lance inusitado, a zagueira Valéria substituiu a goleira Cleu no gol, após lesão da arqueira no final da segunda etapa. A defensora não defendeu, mas seguiu firme na disputa de pênaltis da decisão estadual. Para ela, a experiência nos "rachões" da equipe, garantiu a segurança ao manter a posição de goleira de forma improvisada na final.
" Nos rachões após os treinos do Liga, a gente busca testar em outras posições, mesmo que de forma recreativa. E ao surgir a chance de ir para o gol, consegui acatar o pedido, e para a glória de Deus conseguimos a conquista do título, mesmo que sem defesas ", disse Valéria.
Com o título, o Liga São João garantiu vaga no Brasileiro Série A3 e na Copa do Brasil da modalidade em 2026, primeiras competições nacionais da história do clube. Do lado atleticano, apesar da derrota na final estadual, o CAP viveu em 2025 a melhor temporada de sua história. A equipe conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino Série A3, assegurando o acesso à Série A2 em 2026 e se tornando o primeiro clube do estado a levantar uma taça nacional no futebol feminino.
Para a treinadora do Atlético, Renata Costa, o Liga São João/ Piriiri mereceu o título da competição estadual pela decisao. Para renata, sobre o CAP, a equipe foi aguerrida durante o ano de 2025, e que o vice-campeonato do Piauiense represente um começo para a trajetória da equipe que visa o 2026.
" Fico feliz pela conquista do Piripiri. o CAP triunfou sobre maior parte da segunda etapa, mas sem gols, e no futebol adotamos que quem vence é quem se saiu melhor, e o topo é delas. Espero que todos lembrem de nosso retrospecto no ano histórico de 2025, que uma derrota e o vice sirva apenas para incentivar ao clube de sua importância para o futebol feminino do estado ", frisou Renata Costa.