Filipe Luís e Flamengo: Entenda o impasse financeiro para a renovação
Técnico e clube ainda não chegaram a um acordo salarial e discutem acordo ao fim do contrato
A renovação do contrato de Filipe Luís como técnico do Flamengo segue travada às vésperas do vencimento do vínculo, em 31 de dezembro de 2025, e a indefinição pode resultar na saída do treinador após uma temporada vitoriosa.
Apesar de grande identificação com a torcida e campanhas de destaque em 2025, o principal entrave nas negociações tem sido a questão salarial e a remuneração da comissão técnica. Segundo apuração, Filipe Luís aceitou a proposta rubro-negra com bônus e cláusulas de produtividade, mas insiste que os valores dos salários de seus auxiliares, Ivan Palanco e Diogo Linhares, sejam tratados separadamente, ponto que o clube não concorda.
O impasse financeiro também envolve o pedido de valorização salarial por parte do técnico, considerado alto pela diretoria do Flamengo, que discorda de ajustar o pacote nos termos desejados. Em caso de acordo nos valores inicialmente pedidos, Filipe Luís poderia se tornar um dos treinadores mais bem pagos do futebol brasileiro, algo que a diretoria entende não se encaixar no planejamento do clube, mesmo após um ano brilhante e coroado de títulos.
Enquanto isso, o representante do treinador, o empresário português Jorge Mendes, acompanha de perto as negociações durante o período de férias de Filipe Luís, e clubes europeus monitoram a situação diante da possibilidade de o treinador deixar o Flamengo como agente livre ao término do contrato.
Com a renovação ainda sem definição, o Flamengo já possui um acordo encaminhado com o técnico Artur Jorge como plano B, caso as partes não cheguem a um consenso e o atual vínculo não seja estendido para a próxima temporada. Após atuação nas categorias de base do rubro-negro, Filipe assumiu o profissional para a disputa das mais importantes competições no ano, nas quais faturou junto ao elenco a américa com o tetra da Libertadores, e o eneacampeonato brasileiro também em 2025. Nos bastidores, a expectativa é de permanência do professor para 2026.