Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Atlético Piauiense fica com vice-campeonato no feminino 2025

Vice-campeão piauiense para o Liga São João, CAP celebra também um ano histórico de futebol
Conecta Esportes

O Atlético Piauiense encerrou sua participação no Campeonato Piauiense de Futebol Feminino 2025 com o vice-campeonato, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e derrota nos pênaltis por 5 a 4 diante do Liga São João/ Piripiri F.C, na final disputada neste domingo (19), em Teresina.

A decisão foi marcada por momentos de tensão. A atacante Lívia, artilheira da competição, abriu o placar para o time de Piripiri ainda no primeiro tempo, após boa jogada coletiva. O Atlético Piauiense empatou com Moara, que aproveitou a bola que sobrou na área e finalizou com precisão. Com o empate firmado em 1 a 1 no tempo normal, a taça foi decidida nas penalidades. Melhor para a equipe comandada por Cristiano Recife, que venceu por 5 a 4 nos pênaltis e garantiu o título inédito para o município de Piripiri. 

Foto: Samuel Pereira/ CAPLiga São João venceu CAP nas penalidades da final Liga São João venceu CAP nas penalidades da final 

 No jogo, como um lance inusitado, a zagueira Valéria substituiu a goleira Cleu no gol, após lesão da arqueira no final da segunda etapa. A defensora não defendeu, mas seguiu firme na disputa de pênaltis da decisão estadual. Para ela, a experiência nos "rachões" da equipe, garantiu a segurança ao manter a posição de goleira de forma improvisada na final. 

"Nos rachões após os treinos do Liga, a gente busca testar em outras posições, mesmo que de forma recreativa. E ao surgir a chance de ir para o gol, consegui acatar o pedido, e para a glória de Deus conseguimos a conquista do título, mesmo que sem defesas", disse Valéria. 

Foto: Conecta PiauíCamisa 04 do Liga São João assumiu gol nas penalidades após saída da goleira titular
Camisa 04 do Liga São João assumiu gol nas penalidades após saída da goleira titular

Com o título, o Liga São João garantiu vaga no Brasileiro Série A3 e na Copa do Brasil da modalidade em 2026, primeiras competições nacionais da história do clube. Do lado atleticano, apesar da derrota na final estadual, o CAP viveu em 2025 a melhor temporada de sua história. A equipe conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino Série A3, assegurando o acesso à Série A2 em 2026 e se tornando o primeiro clube do estado a levantar uma taça nacional no futebol feminino.

Para a treinadora do Atlético, Renata Costa, o Liga São João/ Piriiri mereceu o título da competição estadual pela decisao. Para renata, sobre o CAP, a equipe foi aguerrida durante o ano de 2025, e que o vice-campeonato do Piauiense represente um começo para a trajetória da equipe que visa o 2026. 

"Fico feliz pela conquista do Piripiri. o CAP triunfou sobre maior parte da segunda etapa, mas sem gols, e no futebol adotamos que quem vence é quem se saiu melhor, e o topo é delas. Espero que todos lembrem de nosso retrospecto no ano histórico de 2025, que uma derrota e o vice sirva apenas para incentivar ao clube de sua importância para o futebol feminino do estado", frisou Renata Costa. 

Foto: Conecta PiauíTreinadora do Atlético Piauiense, Renata Costa
Treinadora do Atlético Piauiense, Renata Costa

Comente