Atlético Piauiense representa o estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026
Estreante, CAP busca fazer história pelo Piauí no Maior torneio de base do BrasilA Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, a Copinha, inicia nesta sexta-feira, 02 de janeiro, abrindo a temporada do futebol brasileiro de base e reunindo clubes tradicionais e promessas do futebol nacional em busca de visibilidade e projeção no esporte.
A edição deste ano será histórica para a estreia do Atlético Piauiense Sub-20, que obteve vaga ao conquistar o Campeonato Piauiense Sub-20 de 2025, superando o Piauí na final, e garantindo seu primeiro acesso à Copinha. O clube estreia no Grupo 10, ao lado do Comercial-SP, Noroeste-SP e América-MG, com partidas previstas na cidade de Ribeirão Preto (SP). Nesta quarta, o CAP realizou o último treino em Teresina, antes de embarcar as terras paulistas para a disputa. A estreia acontece frente ao Comercial, no sábado, 03 de janeiro, partida marcada para às 18h da tarde.
Considerada a principal competição de categorias de base do país, a Copinha que chega a sua 56º edição em 2026, tradicionalmente apresenta jovens talentos que brilham nos principais clubes do Brasil e do exterior. O formato segue com a fase de grupos entre 2 e 9 de janeiro, com quatro equipes em cada chave, os dois melhores avançam, e a sequência de confrontos no mata-mata entre 11 e 24 de janeiro, com oitavas, quartas, semifinais e final, muitas vezes decidida nos pênaltis. A grande decisão está marcada para o dia 25 de janeiro, tradicional aniversário da cidade de São Paulo. Em 2025, a competição foi vencida pelo São Paulo, que venceu o Corinthians na final pelo placar de 3 x 2.
Com a Copinha servindo como vitrine para jovens promessas e ponto de encontro de olheiros e clubes de grande expressão, a participação do Atlético Piauiense representa um marco no futebol de base do estado,com conquistas acumuladas por diversas categorias em 2025, incluindo o estadual, além da disputa em diversas competições nacionais. Agora, a participação na Copa São Paulo representa uma oportunidade única para os atletas mostrarem seu talento, e representarem o Piauí em um dos maiores palcos do futebol juvenil brasileiro.