Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Canoístas piauienses brilham com medalhas no torneio Olympic Hopes

Representando a delegação brasileira na Europa; atletas levam o estado ao pódio internacional

Os atletas piauienses de canoagem, João Pedro Alves da Silva e Maria do Livramento Cunha, garantiram destaque do país no Olympic Hopes, torneio da modalidade disputado na República Tcheca.  Eles trouxeram para o Piauí cinco medalhas: sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Ambos, integram a escola Iporanga de Canoagem, localizada no município de José de Freitas (PI), projeto esportivo que conta com o apoio da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), e por meio dos programas Bolsa Atleta e Piauí no Pódio.

Maria Cunha, de apenas 17 anos, mostrou força e consistência nas águas da Olympic Hopes e foi ao pódio três vezes. Sendo dois bronzes no C1 200 e no C1 500 metros e prata no C4 500. A jovem, que já vinha sendo apontada como promessa da canoagem brasileira, consolidou-se como uma realidade no esporte, mostrando técnica e potência. 

Para "Bibi", como é conhecida a atleta, a emoção da conquista de medalhas em solo europeu é enorme. Além disso, a atleta recuperou memórias importantes de sua trajetória até a chegada na vitória: 

 "É uma alegria muito grande, muito mesmo. Este é o segundo torneio internacional que temos a oportunidade de participar e voltar com a quantidade de medalhas que voltamos, representando nosso estado, é de grande emoção. Além disso, ser recebida pela família, pelo Iporanga, após toda essa vitória só reforça esse meu sentimento", diz Maria Cunha, medalhista.

Foto: Conecta PiauíMaria Cunha, 17 anos, conquistou dois bronzes e uma prata
Maria Cunha, 17 anos, conquistou dois bronzes e uma prata no torneio

João Alves foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da competição, a conquista do ouro no C2 1000 metros, ao lado de seu parceiro Lucas Espírito Santo. A dupla completou o percurso em 3:52.519, garantindo o topo do pódio para o Brasil. Além do ouro, João  também conquistou a prata na modalidade C2 500 metros, o 4º lugar no C1 500 metros U16 e teve participação decisiva na disputa do C4 500 metros, na qual a equipe brasileira terminou na 4º colocação. 

Para João, a conquista da medalha pela delegação brasileira vai além da conquista pessoal, é de representar o estado, o país em uma competição internacional. Segundo o medalhista, essa é uma oportunidade do crescimento do esporte no Brasil. 

"Além da sensação de cruzar a chegada com vitória, é saber que você ajudou o Brasil a conquistar esse resultado na canoagem. Essa é uma benção grande para a gente que luta pelo esporte, que torce por todos os jovens  a terem essa oportunidade de chegar e competir fora do Brasil, em mais competições internacionais", completa João.

Foto: Conecta PiauíJoão venceu o Ouro na C2 1000 metros
João venceu o Ouro na C2 1000 metros

Comente