Canoístas piauienses brilham com medalhas no torneio Olympic Hopes
Representando a delegação brasileira na Europa; atletas levam o estado ao pódio internacionalOs atletas piauienses de canoagem, João Pedro Alves da Silva e Maria do Livramento Cunha, garantiram destaque do país no Olympic Hopes, torneio da modalidade disputado na República Tcheca. Eles trouxeram para o Piauí cinco medalhas: sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Ambos, integram a escola Iporanga de Canoagem, localizada no município de José de Freitas (PI), projeto esportivo que conta com o apoio da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), e por meio dos programas Bolsa Atleta e Piauí no Pódio.
Maria Cunha, de apenas 17 anos, mostrou força e consistência nas águas da Olympic Hopes e foi ao pódio três vezes. Sendo dois bronzes no C1 200 e no C1 500 metros e prata no C4 500. A jovem, que já vinha sendo apontada como promessa da canoagem brasileira, consolidou-se como uma realidade no esporte, mostrando técnica e potência.
Para "Bibi", como é conhecida a atleta, a emoção da conquista de medalhas em solo europeu é enorme. Além disso, a atleta recuperou memórias importantes de sua trajetória até a chegada na vitória:
"É uma alegria muito grande, muito mesmo. Este é o segundo torneio internacional que temos a oportunidade de participar e voltar com a quantidade de medalhas que voltamos, representando nosso estado, é de grande emoção. Além disso, ser recebida pela família, pelo Iporanga, após toda essa vitória só reforça esse meu sentimento", diz Maria Cunha, medalhista.

João Alves foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da competição, a conquista do ouro no C2 1000 metros, ao lado de seu parceiro Lucas Espírito Santo. A dupla completou o percurso em 3:52.519, garantindo o topo do pódio para o Brasil. Além do ouro, João também conquistou a prata na modalidade C2 500 metros, o 4º lugar no C1 500 metros U16 e teve participação decisiva na disputa do C4 500 metros, na qual a equipe brasileira terminou na 4º colocação.
Para João, a conquista da medalha pela delegação brasileira vai além da conquista pessoal, é de representar o estado, o país em uma competição internacional. Segundo o medalhista, essa é uma oportunidade do crescimento do esporte no Brasil.
"Além da sensação de cruzar a chegada com vitória, é saber que você ajudou o Brasil a conquistar esse resultado na canoagem. Essa é uma benção grande para a gente que luta pelo esporte, que torce por todos os jovens a terem essa oportunidade de chegar e competir fora do Brasil, em mais competições internacionais", completa João.
