Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Circuito do GP Teresina de Ciclismo terá trechos de avenidas interditados

Comissário internacional chega para supervisão da competição de Resistência
Conecta Esportes

Está chegando mais uma edição da maior prova de ciclismo de estrada do Piauí, o GP Teresina de Ciclismo em sua 5ª edição consecutiva, neste sábado (24/05) e domingo (25/05). O evento é uma homenagem à capital Teresina e, como é tradição, reunirá atletas de vários estados, como Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, dentre outros.

Foto: ReproduçãoGP Teresina de Ciclismo
GP Teresina de Ciclismo

A programação começa neste sábado com a montagem de toda a estrutura na arena de prova, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, na avenida Raul Lopes. Ruas e avenidas serão interditadas após termo firmado entre a Federação de Ciclismo do Piauí e a Secretaria de Segurança Pública do Estado e órgãos de trânsito do município.

A interdição se dará a partir deste sábado, às 20 horas, e inclui a avenida. Raul Lopes, sentido balão da Ponte da Primavera até o encontro com a avenida Jóquei Clube, no balão do Riverside Shopping. Já no domingo (25/05), haverá interdição nos dois sentidos da Av. Raul Lopes, no mesmo trecho, como também uma parte da avenida Dom Severino até o cruzamento com a avenida Ininga, o trecho da Ponte Estaiada, nos dois sentidos e a avenida Alameda Parnaíba até o primeiro semáforo da Rua 1º de maio. A interdição se dará de 6h até as 13 horas deste domingo, após a cerimônia de premiação.

Foto: ReproduçãoGP Teresina de Ciclismo
GP Teresina de Ciclismo

Com circuito ampliado em relação às edições passadas, dessa vez será de 7 km, com 87 metros de altimetria em cada volta. A arena de largada e chegada e também da premiação continua sendo o Complexo Turístico da Ponte Estaiada, de onde os competidores largam no sentido da avenida Raul Lopes, fazendo o retorno nas proximidades do Riverside Shopping segue no sentido da avenida Dom Severino até o encontro com a avenida Ininga, fazendo o retorno para a Ponte Estaiada, seguindo para o lado da zona norte da cidade, descendo a ponte rumo à avenida Alameda Parnaíba até o semáforo da Rua 1º de maio e rotornando para a arena da prova. Nesse circuito, os atletas darão voltas de acordo com as categorias.

Para a direção técnica da FCP, a mudança do circuito tornará a prova mais técnica, com maior dificuldades para os atletas. “Será uma prova com características bem técnicas, com trechos planos, subidas e descidas, sem citar o sol e o calor já mais evidente nesta época do ano”, disse o presidente da FCP, Fernando Correia Lima.

Foto: ReproduçãoComissário internacional chega a Teresina para supervisionar o GP, Adegmar Pereira
Comissário internacional chega a Teresina para supervisionar o GP, Adegmar Pereira

Os atletas disputarão pontos valiosos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), pontos do ranking estadual e 2ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada.

Aproximadamente 50 pessoas estarão trabalhando pela organização do evento, entre o staff da FCP, comissários de prova, secretaria de prova, cenografia, equipes de resgate, equipes médicas e de comunicação. Também foi firmada parceria com a segurança pública da capital e vão atuar mais de 20 policiais da PM para o policiamento ostensivo e 20 do policiamento de trânsito (Strans e BPTran). 

A competição terá cinco comissários técnicos e mais o comissário indicado pela CBC, de nível internacional. Adgmar Pereira (Preto), natural de São Paulo, chega neste sábado em Teresina para garantir a segurança e regras do evento. Ele já atuou nos Jogos Olímpicos Rio 2026, Jogos Pan-americanos, Paralimpico, Copa do Mundo de Ciclismo e várias vezes comissário em campeonatos brasileiros e copas regionais. 

Foto: ReproduçãoGP Teresina de Ciclismo
GP Teresina de Ciclismo

O 5º GP Teresina de Ciclismo tem apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da SETUR, Lagom Volvo, Mountain Construtora, Evo Bike e Quitanda Freitas. Apoio institucional: PM/PI, STRANS, Corpo de Bombeiros, SEMDEC, SDU LESTE E CENTRO. Clube Oficial: Teresina Bikers Clube (TBC). Produção: X Brasil. Supervisão: CBC e FCP.

Comente