Copa do Mundo 2026 já tem 32 seleções confirmadas
Com vagas definidas em todos os continentes, restam 16 vagas para a fase de grupos do mundialCom a confirmação da Noruega como a 32ª equipe classificada, tornou-se oficial que 32 seleções já garantiram vaga na Copa do Mundo FIFA 2026, que ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. A classificação norueguesa veio após uma vitória sobre a Itália por 4 a 1, selando a liderança do Grupo I.
Os países-sede: México, Estados Unidos e Canadá, já tinham presença assegurada no torneio, enquanto a expansão do Mundial para 48 equipes gerou uma nova divisão de vagas para os continentes: Europa ficou com 16 vagas, América do Sul com 6, Ásia 8, América do Norte e Central 6, África 9, Oceania 1 e ainda 2 vagas via playoff.
Com 48 equipes, a disputa do Mundial passará a contar com 12 grupos de quatro seleções cada, dos quais avançarão as duas melhores de cada grupo mais os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 equipes na fase de mata-mata.
Dentre as classificadas já estão: Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Catar pela Ásia; Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai pela América do Sul; além de países africanos como Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal; e europeus como Inglaterra, França, Croácia, Portugal e Noruega.
Com a lista em disputa, apenas 16 vagas permanecem em disputa, e o cenário está cada vez mais competitivo entre as seleções que ainda lutam pelo passaporte mundialista.
Repescagem na europa e mundial
A repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2026 envolve 16 seleções que ainda buscam as quatro vagas finais do continente. Do total, 12 equipes são vice-campeãs de seus grupos nas Eliminatórias da Europa, enquanto as outras quatro vagas são preenchidas pelos melhores times no ranking da UEFA Nations League 2024-25 que não conseguiram classificação direta.
Esses 16 países serão organizados em quatro chaves, chamados de “mini-torneios”, e entre eles quatro equipes passam, disputando semifinal e final, todas em jogos únicos. O vencedor de cada chave garante uma vaga direta no Mundial. Entre os países que já garantiram presença na repescagem estão a Itália, albânia, Ucrânia, Tchéquia, suíça, além de Romênia, Suécia e Irlanda do Norte.
Já na repescagem mundial, a República Democrática do Congo protagonizou uma grande conquista ao derrotar a Nigéria nos pênaltis (4 × 3) após empate por 1 × 1 em partida realizada em Rabat, no Marrocos. Com isso, a seleção dos “Leopardos” garantiu a sua vaga para a “repescagem mundial” torneio que reunirá equipes de diferentes continentes para decidir as últimas vagas da Copa do Mundo. O Torneio Classificatório será disputado entre os dias 23 e 31 de março na América da Norte.