Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Histórico: Mirassol conquista vaga inédita na Libertadores 2026

Com 4 rodadas do fim da Série A, o Leão da alta conquista a vaga continental

O Brasileirão 2025 está chegando ao fim, com a disputa acirrada na liderança e na "queda" temida para a série B, a competição vem revelando detalhes históricos de equipes emergentes do futebol brasileiro. Com orçamento modesto e elenco formado em grande parte por atletas experientes, o Mirassol Futebol Clube garantiu, de maneira antecipada, sua vaga na próxima edição da Libertadores. A conquista inédita chega após uma campanha sólida na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025, feito esse que tornou a equipe como o primeiro estreante brasileiro classificado a copa continental na história. 

A confirmação veio nesta 34ª rodada, quando o empate contra o Santos, que somado a vitória do Corinthians por 3×1 sobre o São Paulo, tornou matematicamente impossível que equipes fora do G-7 alcançassem o time paulista. Na ocasião, o Mirassol chegou aos 60 pontos, e com quatro rodadas restantes, abriu vantagem de 14 pontos sobre o oitavo colocado. 

Sediado em uma cidade com cerca de 70 mil habitantes, o clube surpreende ao disputar a elite nacional com uma folha salarial muito inferior à de “gigantes” do futebol. Para 2025, a temporada revelou um clube organizado e com resultados surpreendentes, entre alguns destaques do time estão o lateral-esquerdo Reinaldo, de 35 anos, que se tornou peça-chave ofensiva: participou diretamente de 18 gols, com 12 marcados e 6 assistências, posicionando-se entre os artilheiros da competição, assim como a chegada do meia Gabriel, ex-Flamengo e campeão da copa do Brasil com o rubro-negro, o jogador se estabeleceu rápido pelo Leão Mirassolense. 

Foto: Ricardo Moreira/Getty ImagesReinaldo arma chute no empate em um a um contra o Santos: veterano e referência no plantel
Reinaldo arma chute no empate em um a um contra o Santos: veterano e referência no plantel

Uma das cartas na manga: Como mandante, o clube também se destacou. No Estádio “Maião” (Estádio José Maria de Campos Maia), o time permanece invicto e transformou o local em verdadeiro algoz para os adversários, com 11 vitórias e 6 empates em 15 jogos em casa. 

Agora, o Mirassol encara novo desafios nas quatro rodadas finais, a classificação direta para a fase de grupos da Conmebol Libertadores, realocado entre os 4 melhores da competiçao nacional do ano de 2025. O presidente do clube, Edson Ermenegildo, manifestou entusiasmo com a conquista e afirmou que a intenção é manter cerca de 80% do elenco para o próximo ano, visando entrar com força total na Libertadores. 

Foto: JP Pinheiro/ Agência MirassolEquipe do Mirassol durante partida da Série A (JP Pinheiro/Agência Mirassol)
Equipe do Mirassol durante partida da Série A (JP Pinheiro/Agência Mirassol)