Piauí na Rota Nacional: Estadual Define Vaga na Superliga C
Campeonato Piauiense de Vôlei 2025 tem equipes confirmadas para a disputa do estrelato nacionalA Federação Piauiense de Vôlei (FPV), confirmou detalhes do Campeonato Piauiense de Vôlei de 2025, que promete ser uma das edições mais disputadas da história recente da modalidade no estado. Ao todo, nove equipes estão confirmadas para a categoria feminina, enquanto sete estão confirmadas para a categoria masculina. O grande diferencial do torneio deste ano é a vaga em jogo para a Superliga C, um passaporte direto para o cenário nacional do voleibol, sob a chancela da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Com a confirmação das equipes participantes, a expectativa é de uma competição de alto nível e intensa rivalidade em quadra.
As equipes masculinas participantes são: AAPV Parnaiba; Detroit Vôlei; ACL Vôlei; JS Vôlei; IFPI; SMV e MVC. Já as femininas: Falcon Vôlei Clube; Multifisio Voleibol; CLN Vôlei; Top Vôlei; Azilas; AABB; MVC e CEV.
Agora, as datas, os locais dos jogos e o possível chaveamento/ grupos da competição serão definidos no congresso da Federação, que será realizado no dia 19 de novembro. Com o formato de disputa definido, a primeira fase contará com dois grupos de quatro equipes cada, onde se enfrentam em turno único. Nessa, os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga na fase de semifinais, totalizando quatro equipes no mata-mata em cada categoria.
A Superliga C é o primeiro degrau para o acesso à elite do vôlei brasileiro (Superliga B e, consequentemente, a Superliga A). Para o campeão piauiense, essa classificação representa uma oportunidade ímpar de profissionalização, atração de patrocínios e projeção de atletas. O objetivo não é mais apenas a taça estadual, mas sim a chance de colocar o Piauí no mapa do voleibol competitivo do país.