Pressão por resultados provoca queda de técnicos e deixa Piauiense sem definição
Com tabela embolada, quatro clubes mudam comando em busca de reação em cerca de duas semanasA sequência de resultados imprevisíveis no Campeonato Piauiense 2026 vem provocando mudanças significativas fora das quatro linhas. Marcados por equilíbrio, liderança indefinida e constantes alterações na tabela, Altos, Teresina, Piauí, e Corisabbá optaram por mudanças em seus comandos técnicos nos últimos dias, evidenciando a pressão imediata por desempenho em um estadual cada vez mais competitivo, esses 3 últimos após a 5ª rodada estadual deste último final de semana.
No Teresina Esporte Clube, a derrota no Estádio Albertão, para o próprio Piauí, por 2 x 0, acelerou a decisão pelo desligamento do técnico Jaelson Marcelino e de seu auxiliar Paulo. O resultado ampliou a necessidade de reação rápida na competição, deixando a equipe teresinense com 7 pontos e atualmente na quinta colocação na tabela, o que levou a diretoria a buscar uma alternativa para retomar o desempenho da equipe. Logo após, o TEC anunciou Danilo Brito como novo técnico para a sequência do Campeonato Piauiense, que terá embate nesta quarta (11), frente ao Atlético Piauiense no Lindolfinho.
Como uma surpresa, mesmo após vencer o clássico contra o Teresina, o Piauí Esporte Clube também promoveu mudanças no departamento de futebol, encerrando os vínculos com o técnico Francisco Diá e com o executivo Almir Dionísio. Mesmo com a vitória e projeção para a vice-liderança estadual, A decisão parece compor parte de um processo mais amplo de reestruturação, com foco em ajustes internos e fortalecimento do projeto esportivo para a sequência. O PEC ainda não inunciou um novo técnico.
No Altos, a soma de três empates seguidos culminou na saída precoce do técnico Zé Augusto, ainda na última semana, e quase que "subsequente", a contratação do remanescente Evandro Guimarães. Logo no sábado, o novo treinador já enfrentou um empate sem gols diante do Atlético Piauiense por 0 x 0, que manteve a equipe fora do G-4, na sexta colocação geral, que apesar do resultado, foi dado como "positivo" pelo novo velho treinador, considerando a quantidade de chances e posse de bola no jogo.
Ainda nesta segunda (09/02), O Corisabbá também seguiu o mesmo caminho, desligando o técnico Vanin Fernandes após um empate em 1 x 1 com o Fluminense-PI dentro de casa, que manteve o time distante das primeiras posições, e com 4 pontos na sétima colocação e possível rebaixamento. O grande número de trocas, acende o alerta para a pressão contínua de resultados imediatos nas edições do Piauiense, somado as mudanças repentinas na tabela. Apesar da lanterna sem vitórias, o Parnahyba ainda permanece definido com o técnico Oliveira Canindé, que cita em entrevistas sobre o projeto de virada de chave para sair do rebaixamento.
6ª rodada
• 11 de fevereiro (quinta): Atlético-PI x Teresina, às 19h, no Lindolfo Monteiro.
• 12 de fevereiro (sexta): Altos x Corisabbá — às 19h, no estádio Albertão
• 13 de fevereiro (sábado): Piauí x Oeirense, às 16h, no estádio Albertão.
• 18 de fevereiro (quinta): Fluminense-PI x Parnahyba, às 19h, no estádio Albertão.