Relembre o que marcou o esporte piauiense, nacional e internacional em 2024
Conecta Esportes fez um apanhado dos momentos mais impactantes noticiadosO ano de 2024 foi intenso para o esporte brasileiro e também mundial. Durante os meses que passaram, diversos acontecimentos marcaram a história do esporte, sejam notícias boas, ruins ou polêmicas. O Conecta Esportes fez um apanhado dos principais fatos que marcaram o ano de 2024.
O maior evento esportivo do ano, sem sombra de dúvidas, foram as Olimpíadas de Paris, que ocorreu entre 26 de julho e 11 de agosto. Diversos atletas, incluindo piauienses, se destacaram nas modalidades em que concorreram. Além disso, os jogos contaram com algumas polêmicas durante sua realização.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Ginasta Rebeca Andrade conquista ouro e se torna a maior medalhista do Brasil
A brasileira Rebeca Andrade obteve a nota 14.166 em sua apresentação na final da prova de solo da Ginástica Artística, nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e conquistou a medalha de ouro na manhã desta segunda-feira (05/08). A despedida de Rebeca Andrade da Olimpíada de Paris não poderia ser melhor. Essa foi a sexta medalha olímpica dela, que se isolou como atleta brasileira mais laureada na história do evento, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com quem a ginasta estava empatada.

Seleção feminina de futebol retorna ao pódio Olímpico
O Brasil voltou a vibrar com a seleção feminina de futebol em Paris 2024, consagrando nomes como Gabi Portilho e Lorena e celebrando o legado de Marta. Dezesseis anos após a prata em Beijing 2008, a camisa amarela retornou ao pódio Olímpico no futebol feminino com a prata e a esperança de um grande futuro.

Adriana é a quinta piauiense a conquistar uma medalha olímpica na história
O gol marcado pela piauiense Adriana na goleada de 4 a 2 sobre a Espanha, atual campeã do mundo, nas semifinais do futebol feminino, não só ajudou a classificar a seleção brasileira na decisão das Olimpíadas de Paris como, também, colocou a atacante em um seleto grupo dentro do Piauí. Ela é o quinto esportista do Estado, entre homens e mulheres, a ganhar uma medalha olímpica.
O Conecta Piauí foi a casa da família da piauiense Adriana Silva no dia 10 de agosto para acompanhar a final do futebol feminino nas Olimpíadas da França entre Brasil e Estados Unidos. O jogo terminou com derrota para a seleção brasileira, mas a prata foi conquistada e celebrada em União, cidade natal de uma das jogadoras que participaram do confronto decisivo.

Rayssa Leal e Augusto Akio vão ao pódio em Paris e são campeões mundiais
Aos 16 anos, Rayssa Leal se superou mais uma vez, tirando o coelho da corta em momentos cruciais para levar sua segunda medalha Olímpica e se tornar campeã mundial novamente.
Augusto Akio, o Japinha, também viveu um ano marcante, com o bronze em Paris 2024 e o título mundial. O curitibano encantou o país com seus malabares e carisma e mostrou que o skate brasileiro está em boas mãos.

Isaquias Queiroz vai de quinto à prata em 250 metros
Os últimos 250 metros do C1 1000 da canoagem velocidade em Paris 2024 ficarão marcados na brilhante carreira de Isaquias Queiroz. Quinto colocado após dois terços da prova, ele deu tudo de si para obter uma prata, sua quinta medalha Olímpica, igualando os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt.

Piauiense faz história no badminton feminino em Paris 2024
A piauiense Juliana Viana conquistou um feito inédito para o Brasil, nesta. Ela venceu, pela primeira vez, uma partida de badminton nos Jogos Olímpicos. Juliana superou Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, por 2 sets a 0. Até o sonho olímpico, Juliana Viana teve que disputar uma série de torneios no chamado “ciclo olímpico”, que começou em maio do ano passado e seguiu até 28 de abril deste ano. Juliana se classificou como a terceira das Américas e a primeira sul-americana. De quebra, é a primeira brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos abaixo da 50ª colocação.

COI mantém atletas do boxe em meio a polêmicas de gênero nas Olimpíadas
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que as boxeadoras Imane Khelif, da Argélia, e Lin Yu-Ting, de Taiwan, continuarão competindo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mesmo após polêmica envolvendo testes de gênero realizados pela Associação Internacional de Boxe (IBA). Os testes da IBA indicaram a presença de cromossomos masculinos nas atletas, alegando vantagens competitivas e desclassificando-as do mundial de 2023. O COI, porém, criticou duramente o processo, considerando-o falho e sem credibilidade.

Atletas passam mal após nado no Rio Sena e espectadores repercutem
Vários atletas enfrentaram exaustão, vômitos e desmaios após a etapa de natação no Rio Sena, durante uma prova de triátlon nesta quarta-feira (31/07). Entre os afetados estavam o canadense Tyler Mislawchuk, além de Hyden Wilde e Leo Bergere. A competição, adiada devido a chuvas, ocorreu em um local polêmico, já que o nado no Sena estava proibido há mais de 100 anos por causa da poluição. Cerca de £1,2 bilhão foram investidos para despoluir o rio e torná-lo apto para eventos esportivos.

De volta ao cenário nacional, o ano foi de glórias para as equipes que conquistaram títulos importantes durante o ano. O Botafogo foi uma das equipes que mais se destacaram, conquistando o suado título brasileiro e a tão sonhada Libertadores.
Botafogo conquista Libertadores e Brasileirão em uma semana
O Botafogo fez história no dia 30 de novembro ao vencer o Atlético-MG por 3 a 1 no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e conquistar seu primeiro título da Copa Libertadores. Mesmo com a expulsão de Gregore no início do jogo, o time carioca alcançou a maior conquista de seus 120 anos de história. O título encerra um jejum de grandes troféus que durava desde o Campeonato Brasileiro de 1995, marcando uma nova era para o Glorioso após décadas de altos e baixos, incluindo rebaixamentos e conquistas regionais.
O Campeonato Brasileiro de 2024 é do Botafogo. Neste domingo (8), em um estádio Nilton Santos lotado, o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1 e conquistou seu terceiro título nacional na história, o primeiro desde 1995. Savarino abriu o placar para o Botafogo no primeiro tempo e William empatou no segundo. Nos acréscimos do confronto, o volante Gregore marcou o gol da vitória.

Botafogo é eliminado da Copa Intercontinental com goleada
O Botafogo foi eliminado da Copa Intercontinental 2024 após uma derrota por 3 a 0 para o Pachuca, do México, no dia 11 de dezembro, no Estádio 974, em Doha, Catar. Os gols foram marcados por Oussama Idrissi, Deossa e Salomón Rondón. Foi a maior de um clube brasileiro para uma equipe não europeia na história do torneio.
Flamengo conquista o penta na Copa do Brasil
Aproveitando a vantagem do primeiro jogo, em que venceu por 3 a 1, o time rubro-negro venceu o Atlético-MG por 1 a 0, com um gol de Gonzalo Plata aos 37 minutos do segundo tempo. Com essa vitória, o Flamengo chega ao seu quinto título da competição, igualando o Grêmio. Os outros títulos do Flamengo foram em 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024.

Racing leva a Sul-Americana contra o Cruzeiro
Racing e Cruzeiro se enfrentaram na final da Copa Sul-Americana. A equipe argentina venceu os brasileiros com o placar de 3 a 1. O Racing saiu na frente, marcando dois a zero contra o Cruzeiro no primeiro tempo, com gols de Gastón Martirena e Adián Emmanuel Martínez, aos 15 e 20 minutos. No segundo tempo da partida, o camisa 10 da equipe argentina, Roger Martinez, fechou o placar.
Argentina é a maior campeã da história da Copa América
Argentina ergueu a taça da CONMEBOL Copa América 2024 após derrotar a Colômbia por 1 a 0 na prorrogação da partida decisiva disputada no Hard Rock Stadium de Miami Gardens, Flórida. Com este título, a Albiceleste passou a ser a equipe mais vencedora da história do torneio, com 16 campeonatos. Além disso, alcançou uma façanha que nenhuma equipe sul-americana havia conseguido antes: vencer o torneio continental, a Copa do Mundo da FIFA e novamente um torneio continental de forma consecutiva.

Vini Jr é eleito melhor do mundo no prêmio Fifa The Best 2024
O atacante brasileiro Vinicius Jr foi eleito como o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best 2024. O atleta superou o espanhol Rodri, do Manchester City, que ficou com a segunda colocação. Com a conquista, Vini Jr quebra um jejum de 17 anos, já que o último brasileiro a vencer o prêmio havia sido Kaká, em 2007.
Vinicius se torna o sexto brasileiro a receber o prêmio e se junta a nomes como Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário, que também já receberam o título.

Apesar do esporte ser palco de momentos mágicos e emocionantes de forma positiva, infelizmente 2024 proporcionou momentos de angústia, tristeza e revolta nos esportistas.
Torcedor é condenado após ataques racistas contra Vini Jr
O Real Madrid anunciounas redes sociais que uma pessoa, não identificada, foi condenada a oito meses de prisão por ataques racistas contra os jogadores Vinicius Junior e Rüdiger. O crime aconteceu em uma publicação do Jornal Mara, da Espanha. Outras três pessoas foram condenadas por crimes de racismo contra o jogador brasileiro. Nesse caso, os crimes foram cometidos dentro do estádio durante a partida entre Valencia x Real Madrid. A condenação mais recente é a primeira a acontecer por um ato discriminatório realizado pela internet.

Ex-Palmeiras Jorge Valdivia é detido após denúncia de crime sexual
O ex-jogador de futebol chileno Jorge Valdivia, conhecido por sua passagem pelo Palmeiras, foi detido após uma denúncia de crime sexual. A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Chile. Valdivia, de 41 anos, foi preso pela polícia nas primeiras horas da manhã de hoje, depois que a promotoria recebeu a denúncia na tarde da última segunda-feira. "Ele está atualmente detido após um mandado de prisão solicitado pela promotoria, que foi executado às 3h da manhã", informou a promotoria em comunicado.

Robinho tem habeas corpus negado pela maioria do STF e deve permanecer preso
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a prisão do ex-jogador Robinho, condenado a nove anos por envolvimento no estupro coletivo de uma mulher em Milão, em 2013. Ele está preso desde 22 de março, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizar que cumprisse a pena no Brasil, com base na sentença italiana.

Jogador do Nacional-URU que passou mal em campo morre em São Paulo
O hospital Albert Einstein confirmou, no dia 27 de agosto, o falecimento do jogador Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU. O zagueiro teve um mal súbito em uma partida disputada contra o São Paulo no Morumbis e não conseguiu reagir ao tratamento. As informações foram confirmadas pelo portal GE, da Globo. O atleta caiu no gramado nos últimos minutos do segundo tempo da partida disputada pelas oitavas de final do Campeonato da Libertadores. O jogador foi diagnosticado, a priori, com uma arritmia cardíaca.

Torcedor do Peñarol furta celular e causa confusão generalizada no Rio de Janeiro
Um violento confronto ocorreu na orla do Recreio, Zona Oeste do Rio, horas antes da semifinal da Libertadores entre Peñarol e Botafogo. Dezenas de torcedores uruguaios se envolveram em um tumulto, utilizando paus, pedras e garrafas para atacar policiais militares, trabalhadores e turistas que passavam pelo local.
De acordo com a Polícia Militar, o tumulto teve início após o furto de um celular em uma padaria local. Os torcedores do Peñarol chegaram à Praia do Pontal no início da manhã em três ônibus de turismo. A situação se agravou quando um dos torcedores foi flagrado furtando um celular, registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento.

Atletas são acusados de agressão a cavalos durante as Olimpíadas de Paris
O atleta de hipismo, o alemão Max Kühner, foi sendo acusado de maus tratos contra o cavalo. Kühner está participando das Olimpíadas de Paris, representado a Áustria. Além do atleta, uma segunda pessoa, que atua como treinador e não teve o nome identificado, também é alvo das investigações. As informações foram divulgadas pela imprensa alemã.
O brasileiro, também atleta de hipismo, Carlos Parro, também foi envolvido em polêmica. A ONG PETA afirma que recebeu arquivos em que mostram o atleta realizando um esforço no pescoço do cavalo "em uma posição perigosamente anormal". A prática também fere as regras da Federação Equestre Internacional (FEI). A PETA chegou a pedir a expulsão de Carlos Parro do evento.

Adeus a Antero Greco e Silvio Luiz
O jornalismo esportivo perdeu um dos maiores nomes de toda a história, morreu Antero Greco, jornalista esportivo do canal ESPN, na madrugada do dia 16 de maio, aos 69 anos. Antero lutava contra um câncer no cérebro há pelo menos dois anos, realizando tratamentos e cirurgias. Mesmo assim, o jornalista continuava a participar dos programas da ESPN de casa ou dos estúdios do canal esportivo. O jornalista tem passagens pelo jornal O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Diário Popular, TVA Esportes e SBT. Atualmente estava na ESPN, ao lado de Paulo Soares, o Amigão, no comando do SportsCenter.
No mesmo dia, morreu o locutor esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos. Silvio deixa a esposa, Márcia, e três filhos. O narrador morreu em decorrência de falência múltiplas dos órgãos, no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. O profissional era conhecido pela frase “olho no lance”, em jogadas de perigo, chances de gol, ou que precisavam de atenção aos torcedores que acompanhavam as partidas.

O esporte piauiense também esteve em destaque no Conecta Piauí. O ano foi de emoções e casos que repercutiram nacionamente, mostrados pelos links e lentes do veículo de comunicação.
Altos vence o Parnahyba e é campeão do Piauiense 2024
Em partida válida pela final do Campeonato Piauiense, o Altos saiu vitorioso ao ganhar nos pênaltis do Parnahyba por 4 a 3, no Estádio Albertão, em Teresina. O resultado no jogo normal terminou em um empate de 0 a 0. No primeiro confronto, realizado no estádio Pedro Alelaf, as equipes tiveram um duelo acirrado que terminou em um empate de 1 a 1. O campeão garantiu a vaga direta dentro da Copa do Nordeste 2025. Os dois times possuem lugar na Copa do Brasil, por terem chegado até a final deste campeonato.

Piauí EC é o grande campeão da Série B
O Piauí EC é o grande campeão do Campeonato Piauiense Série B. A equipe venceu o Atlético Piauiense nos pênaltis, em pleno estádio Albertão. O placar final ficou em 3x1 para o Enxuga Rato.
Com o fim do Campeonato Piauiense Série B, a elite do futebol estadual de 2025 está definida com a composição dos seguintes grupos:
GRUPO A - Altos, River-PI, Fluminense-PI e Atlético Piauiense
GRUPO B - Parnahyba, Oeirense, 4 de Julho e Piauí EC

Atlético Piauiense conquista o título do Piauiense Feminino
O Atlético Piauiense sagrou-se campeão do Campeonato Piauiense Feminino 2024 ao vencer o Tiradentes por 3 a 2. O Atlético Piauiense aproveitou suas oportunidades e, com um desempenho coletivo sólido, garantiu a vitória que lhe rendeu o troféu estadual. O triunfo também assegura ao clube uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino de 2025, levando o nome do Piauí para o cenário nacional.

Piauiense de Futsal 2024: CAP é campeão na Arena Verdão
CAP é o grande campeão do Piauiense de Futsal 2024 pelo placar de 2x1 contra o Parnahyba. O jogo ocorreu na Arena Verdão. Edson Sá, presidente do Atlético Piauiense, comemorou. "Quero destaca o sentimento que vimos nas arquibancadas, essa final épica, o CAP não poderia terminar o ano de 2024 melhor", enfatizou.
O jogador Douglinhas, autor dos ois gols da vitória falou sobre a sua sensação neste momento ímpar. "Sem palavras, estou muito feliz, só comemorar, só tenho 19 anos, agora é trabalhar", disse.

Sarah Menezes é eleita melhor treinadora do ano no Prêmio Brasil Olímpico
Primeira e única campeã olímpica como atleta e como treinadora do judô brasileiro, Sarah Menezes foi premiada no Prêmio Brasil Olímpico, como melhor treinadora mulher de modalidade individual do ano de 2024. Em sua primeira participação olímpica como treinadora, aos 34 anos, Sarah voltou de Paris 2024 com o ouro de Beatriz Souza (+78kg) e o bronze de Larissa Pimenta (52kg).

Piauiense Juliana Viana é eleita melhor atleta de badminton do Brasil pelo COB

Flamengo x Comercial termina em pancadaria entre equipes
A partida entre Flamengo-PI e Comercial, no último domingo (13/10), no estádio Lindolfo Monteiro, foi marcada por uma grande confusão na saída dos jogadores. Durante o tumulto, o presidente do Comercial, João da Silva Neto, foi agredido com um capacete. Imagens registradas no local mostram que um dos envolvidos portava uma barra de ferro. A Polícia Militar do Piauí teve que intervir para que a situação não se agravasse. O Comercial venceu o Flamengo-PI por 3x0 no encerramento da primeira fase do Campeonato Série B.

Atleta treina com irmãos com autismo e objetiva Olimpíadas 2028
Família de atleta que teve passagem cancelada por Prefeitura de Teresina lamenta
Piauiense Creusa Angélica é campeã do maior evento de crossFit nos Estados Unidos
A atleta piauiense Creusa Angélica fez história ao conquistar o primeiro lugar no Campeonato Mundial CrossFit Games 2024, na categoria adaptado, realizado no Texas, Estados Unidos. Após quatro dias intensos de disputas, ela se manteve firme na liderança, superando as adversárias e alcançando o ouro no maior evento do crossFit mundial.

Paralimpíada 2024: piauiense conquista medalha de prata na canoagem
O piauiense Luís Carlos Cardoso conquistou a medalha de prata na canoagem KL1 200 metros (atletas que usam pernas, braços e troncos durante prova em caiaque) nos Jogos Paralímpicos de Paris. O brasileiro encerrou a distância em 46s42. O ouro ficou com o húngaro Peter Kiss (44s55), enquanto o bronze foi garantido pelo francês Remmy Boulle (47s01).

Conheça a rotina de Moisés da Silva, promessa do atletismo piauiense
O Conecta Piauí visitou a cidade de Curralinhos, a 80 km de Teresina, para conhecer a rotina de Moisés da Silva. O jovem atleta, de apenas 13 anos, viralizou no último final de semana após um vídeo em que aparece praticando salto com vara no quintal de casa repercutir nas redes sociais. A gravação chegou a ser compartilhada por atletas olímpicos, como Thiago Braz, medalhista de ouro na modalidade em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio.
Polícia Civil prende ex goleiro do Flamengo e Fluminense do Piauí por estelionato
A Polícia Civil do Piauí prendeu um homem investigado pelos crimes de estelionato, praticados na internet. Segundo informações, o homem de iniciais M. P. S. S é ex-goleiro dos times de base do Flamengo-PI e Fluminense-PI.
A prisão foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com o apoio da Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos. O mandado de prisão foi expedido pelo Juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos.

São diversos os acontecimentos que marcaram o esporte no mundo afora. 2024 foi um ano emocionante para os esportistas e equipes que lutaram para conquistar os melhores resultados. Apesar das frustrações, as derrotas e tristezas, que fazem parte do esporte, ensinaram que lutar e relembrar as conquistas fazem um atleta mais forte.
Para 2025, fica a esperança de mais conquistas positivas, um espírito competidor mais forte e menos casos de racismo e outros tipos de violência, presentes em todo o ano que vai se encerrando.