Sorteio da Copa 2026: conheça os adversários mais fortes no caminho do Brasil
Croácia, Noruega, Marrocos e Itália podem formar "grupo da morte" para a SeleçãoO sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontece nesta sexta-feira, às 14h da tarde, e pode colocar o Brasil em um temido "grupo da morte". Cabeça de chave no torneio, a Seleção brasileira não enfrentará no Pote 1 adversários como Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Entre os principais perigos canarinhos, destacam-se a Croácia, algoz do Brasil nas quartas de final de 2022 e adversária também na fase de grupos de 2014, o Marrocos, surpresa com o quarto lugar no último Mundial, e o Japão, que surpreendeu a Seleção com vitória por 3 a 2 em outubro. No Pote 3, a Noruega de Haaland e Odegaard surge como grande ameaça, já que o Brasil nunca a derrotou na história, mesmo com um histórico curto de partidas, enquanto o Pote 4 ainda depende da repescagem europeia, e entre os possíveis rivais devem estar seleções da Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia.
Entre os potes incluem também Suíça, Senegal, Irã, Coreia do Sul e Austrália no Pote 2, e Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul no Pote 3. As Regras continentais impedem confrontos como Brasil x Uruguai, Colômbia ou Equador, mas permitem até duas seleções europeias por grupo.
Um cenário possível do sorteio, pode reunir Brasil, Marrocos, Noruega e Itália na mesma chave, formando um dos grupos mais difíceis do torneio.