Vini Jr é eleito melhor do mundo no prêmio Fifa The Best 2024
Jogador quebra um jejum de 17 anos, já que o último brasileiro a vencer o prêmio havia sido KakáO atacante brasileiro Vinicius Jr foi eleito como o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best 2024. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17/12), em Doha, no Catar. O atleta superou o espanhol Rodri, do Manchester City, que ficou com a segunda colocação. Com a conquista, Vini Jr quebra um jejum de 17 anos, já que o último brasileiro a vencer o prêmio havia sido Kaká, em 2007.
Vinicius se torna o sexto brasileiro a receber o prêmio e se junta a nomes como Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário, que também já receberam o título. Durante seu discurso de agradecimento, o atacante relembrou suas origens humildes em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e fez questão de mencionar o Flamengo, clube onde foi revelado e deu início à sua trajetória de sucesso.
"Parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo", disse o jogador.
Vini Jr, nascido em 12 de julho de 2000, em São Gonçalo (RJ), iniciou sua trajetória no futebol em escolinhas locais e se destacou nas categorias de base do Flamengo, onde estreou como profissional em 2017, aos 16 anos. Em 2018, foi contratado pelo Real Madrid por 45 milhões de euros, tornando-se um dos jovens mais promissores do futebol mundial.
No clube espanhol, Vini Jr consolidou-se como titular, sendo decisivo em conquistas como a Liga dos Campeões 2022. Pela Seleção Brasileira, tornou-se peça importante, representando o país em grandes competições.