Conecta Pet

Especialista alerta: vacinação dos pets em dias evita 'dores de cabeça'

Ao Conecta Piauí, o veterinário Edmilson Medeiros falou sobre a importância da prevenção

Em entrevista ao Conecta Piauí, o médico veterinário Edmilson Medeiros falou sobre a importância da vacinação em cães e gatos, reforçando que manter o calendário vacinal em dia é essencial para garantir a saúde dos animais e prevenir doenças graves, como a cinomose. Segundo ele, os cães devem iniciar o esquema vacinal a partir dos 45 dias de vida, enquanto os gatos começam aos 60 dias.

Foto: Conecta Piauí
Vacinação em pets é essencial para prevenir doenças em cães e gatos, diz veterinário

No caso dos cães, o protocolo adotado inclui quatro doses, especialmente devido à incidência constante de cinomose, que continua afetando muitos animais na região. Já para os gatos, são aplicadas três doses, sendo a primeira com a vacina quádrupla e a segunda com a quíntupla.

O veterinário também alertou sobre o que fazer caso o tutor esqueça de aplicar uma das doses. Se for um filhote ou animal que nunca foi vacinado, é necessário reiniciar o protocolo. Já para animais adultos, com doses anteriores em dia, pode-se aplicar uma dose de reforço e repetir outra após 21 dias, voltando assim ao esquema de reforço anual.

Foto: Conecta Piauí
Edmilson Medeiros, médico veterinário

Edmilson destacou ainda que a vacinação não protege apenas os pets, mas também contribui para a saúde pública. Doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose ainda são comuns em animais que não foram devidamente vacinados. Por isso, ele reforça o apelo aos tutores: “Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade. Animais bem cuidados e com a vacinação em dia dificilmente adoecem”.

A vacinação pode ser feita em clínicas veterinárias ou durante campanhas promovidas por prefeituras e instituições parceiras. A recomendação é sempre procurar orientação profissional para seguir o protocolo correto, respeitando a idade e o histórico de saúde do pet.

Leia também