Semarh leva Castramóvel a animais acolhidos na zona Leste de Teresina
Ação acontece nos dias 15 e 16/10 no Centro de Educação Ambiental em TeresinaA política pública de controle populacional de cães e gatos no Piauí ganha mais um capítulo importante. Nesta quarta (15/10) e quinta-feira (16/10), das 8h às 17h, o Castramóvel — clínica veterinária itinerante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) — estaciona no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina, para uma nova etapa de atendimentos.

Desta vez, os procedimentos serão dedicados aos animais acolhidos pelo abrigo coordenado pela protetora Silvane Silva, localizado no bairro Vale Quem Tem, na zona Sudeste da capital. A ação, além de oferecer segurança e saúde aos animais, simboliza o apoio do poder público ao trabalho voluntário de dezenas de cuidadores independentes que atuam na proteção animal.
Com estrutura moderna e equipe técnica qualificada, o Castramóvel já percorreu quatro cidades do Piauí, além da capital, e ultrapassou a marca de 300 castrações realizadas — todas com anestesia adequada e acompanhamento veterinário. A iniciativa tem contribuído diretamente para o controle ético da população de cães e gatos, prevenindo o abandono, a transmissão de doenças e promovendo mais equilíbrio ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, ressalta que o Castramóvel tem se consolidado como uma ação eficiente e transformadora na política de controle populacional de animais. “Na verdade, o Castramóvel é uma grande felicidade para nós, porque hoje ele funciona como uma clínica sobre rodas. Desde que retomamos as atividades no fim de julho, já chegamos à 13ª semana de atendimentos aqui em Teresina, com mais de 300 castrações realizadas. Nesta semana, estamos apoiando o abrigo da protetora Silvane, no Vale Quem Tem, e o nosso planejamento é manter o ritmo: três semanas de atendimento no interior e uma em Teresina, garantindo assistência em todas as regiões do estado”, explica.
