Último adeus com dignidade: Teresina tem cemitério e crematório para pets
Além do sepultamento tradicional, o espaço já conta com serviço de cremação e até plano funerário
Na capital piauiense, um gesto de amor pelos animais transforma a forma como os tutores enfrentam o luto. O Cemitério e Crematório Bom Descanso, localizado em Teresina, surgiu da sensibilidade de um momento inesperado. O empreendedor Francisco Lopes conta que a ideia nasceu quando uma amiga chorava ao perder seu pet e, mais do que isso, por não ter onde sepultá-lo com dignidade.
“Ela não estava chorando só pela morte, mas porque não tinha onde enterrar. Aí eu pensei: como assim não tem?”, lembra Francisco. Movido pela situação, ele buscou referências em outras cidades como São Paulo, Recife e Fortaleza e percebeu que Teresina era a única capital que ainda não dispunha desse tipo de serviço.
O espaço, construído com toda estrutura semelhante à de um cemitério humano, possui sala de velório, jazigos no jardim e gavetas. Atualmente, o cemitério já conta com mais de 750 pets sepultados e capacidade total para 1.500.
Segundo Francisco, a demanda é crescente. “Todos os dias me ligam pessoas que querem dar um lugar digno para seus filhos. Porque hoje, o pet é parte da família”, explica. Além do sepultamento, os tutores encontram um ambiente que acolhe o afeto e o vínculo emocional com seus animais. Caminhando pelo jardim, é comum ver brinquedos, vasilhas de ração e cartinhas deixadas junto aos túmulos.
O local funciona todos os dias da semana, incluindo domingos, respeitando não apenas o luto dos tutores, mas também as exigências sanitárias. “Aqui eles podem velar, sepultar e visitar com tranquilidade. É um cuidado com a memória, com o sentimento”, afirma o idealizador.
Além do sepultamento tradicional, o espaço já conta com serviço de cremação e até plano funerário pet. “Às vezes não é só o dinheiro. É saber que você deu um pouco de amor e recebeu também. Às vezes, isso vale mais do que qualquer coisa”, finaliza Francisco Lopes.
CONFIRA A MATÉRIA