Adelane Barbosa conta como é inovar e ser destaque no ramo da óptica no Piauí
Protagonista no setor, a empreendedora conta como a consultoria tem ajudado mais pessoasNo mês das mulheres, o Conecta Podcast está recebendo figuras que representam a força feminino no empreendedorismo. A convidada da vez foi Adelane Barbosa, que tem 26 anos de experiência no ramo da óptica. A empreendedora contou um pouco da vivência na área e como cresceu profissionalmente, servindo de inspiração para outras mulheres.
Adelane começou trabalhando no laboratório de uma óptica e seguiu para um grande rede, trabalhando ainda na área comercial. A mudança veio em 2014, quando a empreendedora resolveu abrir uma loja de óculos, assumindo o protagonismo. Com o passar do tempo, novos desafios foram surgindo, criando inovações para o ramo e ganhando destaque.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"As necessidades mudam. Os usuários de óculos hoje não têm as mesmas necessidades de 20 anos atrás. Tem a questão da exposição a telas, da funcionalidade desse óculos para diversas coisas, para o esporte, para qualquer outra coisa. Foi quando veio a questão da consultoria de imagem através dos óculos. Então eu comecei a estudar esse assunto já lá em 2019, que hoje, cinco anos depois, ele está bem presente na nossa rotina, na forma de ver a questão dos óculos", comenta a empreendedora.

A empresária falou ainda sobre as novas formas de se vender e suar óculos. Segundo Adelane, a consultoria ajuda o cliente a se encontrar com as armações, facilitando a aceitação ao uso do acessório e trazendo mais autoestima para quem utiliza.
"A consultoria de imagem, ela vem para mostrar para todo mundo que os óculos pode ser um acessório, como é o brinco, um colar, ele vem para te ajudar. A maioria das pessoas não gosta do óculos. Por que será que não gosta? Será que esse óculos foi escolhido de forma adequada? Então, às vezes, quando a gente olha, realmente é um óculos feio. É algo que é pensado para a tua imagem, para a tua personalidade, tanto que na consultoria de imagem, o que eu mais trabalho é a intenção de imagem", explica.
Toda a inspiração para o trabalho com consultoria veio na pandemia COVID-19. Em um período em que diversos ramos necessitaram se adaptar a então situação global, a empresária se questionou sobre e decidiu inovar.
"Na pandemia eu percebi vários segmentos, vários ramos, se adaptando. Eu disse: 'meu Deus, e no meu ramo? Cadê? O que vai ter para inovar?'. Muita gente na pandemia começou a inovar e eu comecei a perceber e essa questão realmente de muitas pessoas se queixando, 'eu não gosto de óculos, eu não e isso e aquilo'. O formato de rosto, ele é um critério, mas ele é o menos importante. A frente do formato de rosto, nós temos a intenção de imagem. Porque os nossos óculos é como você vê, mas é como você é visto", conta.
A entrevista completa com a empreendedora Adelane Barbosa pode ser visto no Conecta Podcast: