Advogado orienta gestores municipais a como utilizar melhor as redes sociais
Apesar da ferramenta ajudar na divulgação de informações, cuidados devem ser tomados na utilização
As redes sociais facilitaram a divulgação de informações e a interação mais próxima dos seguidores com o "personagem", que é criado através de um perfil no Instagram, por exemplo. A ferramenta também ajudou gestores municipais a se divulgarem e mostrar suas ações para a população de seus respectivos municípios. Esse foi o assunto que o advogado, mestre e doutor em direito público Alexandre Nogueira abordou no Conecta Podcast .
Segundo o especialista, as redes socais possibilitam que a população esteja observando as ações dos prefeitos, por exemplo, já que a plataforma, ao mesmo tempo que informa, educa o cidadão.
"Através das redes sociais, o cidadão vai tomar conhecimento daquilo que está ao seu dispôr. Assim como todo e qualquer instrumento de comunicação social do poder público, tem esse papel de informar e educar. Mas isso eu estou falando das estruturas que são da administração pública. A administração pública tem que ter uma estrutura, uma maneira de se comunicar. Antigamente era o quê? Era rádio, TV, jornal e revista. E essa legislação, lá de trás, está lá na Constituição Federal de 1978, com o artigo 37, continua valendo. E hoje a realidade é outra, são as redes sociais", explica o advogado.
Alexandre explica ainda que a vantagem das redes sociais para os gestores municipais é que as informações são passadas de forma mais dinâmica, assertiva e mais confiáveis. Esses perfis virtuais podem se tornar uma fonte de informação e acesso aos feitos políticos. Apesar disso, o advogado explica que cuidados também devem ser tomados.
"A desvantagem é principalmente para o gestor, porque pode ter uma penalidade pessoal, pode ter que responder por aquilo, pode ser multado, pode ser condenado a devolver valores, etc. E também pode ter problemas com seus direitos políticos", adverte.
Portanto, o advogado alerta que o uso das redes sociais por políticos, principalmente em época de campanhas eleitorais, deve envolver o bom senso dos gestores e candidatos.
"Existiam duas regras básicas na administração no período eleitoral. Uma é que a administração não pode parar e a segunda é que tem que ter bom senso. E com bom senso você vai saber diferenciar as questões que vão estar sujeitas a alguma medida legal ou não. Eu digo sempre isso. Essa regra é super básica. E agora que está no primeiro ano de gestão, é só separar o que é da administração e o que é do prefeito", orienta.
A entrevista completa com mais dicas do uso das redes sociais para gestores municipais pode ser acessada através do link do Conecta Podcast :