Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Podcast

Blog do Conecta Podcast, o canal de entrevistas do seu portal de notícias.

Diretor da Defesa Civil do Piauí comenta sobre atuação da pasta no estado

Em entrevista ao Conecta Piauí, Werton Costa falou sobre o trabalho da Secretaria de Defesa Civil

O Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, concedeu entrevista ao Conecta Piauí onde discorreu sobre temas como a atuação da secretaria no enfrentamento e principalmente prevenção de incidentes, a atuação da pasta na conscientização da população através de palestras e workshops, principalmente em escolas e a criação de um novo observatório voluntário.

Mitigação e Prevenção

Quando perguntado sobre os trabalhos efetuados pela pasta, Werton Costa relatou que anteriormente, a Defesa Civil servia apenas como órgão de resposta aos incidentes, atuando apenas na mitigação de danos, mas que agora, com o novo governo, a secretaria ganhou uma agenda completamente nova, atuando não apenas na mitigação, mas principalmente na prevenção de danos.

"Todos os aparatos de proteção e defesa civil do Brasil estavam baseados nas ações de resposta, que são aquelas emergenciais, pontuais e de assistência no momento do desastre e pouco se investia no antes, em o que poderíamos fazer para prevenir o desastre, para prevenir e conscientizar a população" disse o diretor.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíWerton Costa
Werton Costa

Ações de Conscientização e Orientação

Durante a entrevista, Werton Costa também comentou acerca dos trabalhos realizados pela Defesa Civil no que diz respeito à orientação e conscientização da população sobre os desastres naturais e como prevenir e reagir caso necessário.

"Em média, no Piauí, cerca de 100 pessoas morrem afogadas todo ano e foi diante disso que percebemos a importância ímpar de desenolver uma ação de prevenção para isso. Notamos que o Corpo de Bombeiros estava sozinho nessa luta de resgatar, combater e sensibilizar a população e então parceirizamos com várias órgãos e munícipios, através da APPM, para criar um novo protocolo de segurança para áreas de banho, carinhosamente chamado de Banho Seguro, onde fazemos uma intervenção interativa - aquela conversa olho no olho sobre os riscos da área, por exemplo" comentou.

Criação de novo observatório voluntário

Werton Costa também anunciou, com exclusividade, a criação da Rede Social de Observação Voluntária, que será integrada por movimentos populares e comunidades tradicionais.

"Estamos focados em apostar nas tecnologias sociais, capacitar as populações, e inclusive, dizendo aqui em primeira mão ao Conecta Piauí que vamos criar um observatório de riscos formado por movimentos populares e comunidades tradicionais como os quilombolas, indígenas, agricultor familiar, movimentos de mulheres e todos esses movimentos serão localizados em áreas de risco, onde essas pessoas receberão equipamentos, treinamentos e aí essa parceria se fortalece, pois teremos o município já trabalhando no arranjo institucional e teremos também as pessoas que são vulnerabilizadas por essas mudanças climáticas trazendo os dados" disse Werton.

Assista a entrevista completa:

Comente