Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Podcast

Blog do Conecta Podcast, o canal de entrevistas do seu portal de notícias.

Padre Anderson Fábio comenta a vida simples e de misericórdia do Papa Francisco

Pontífice morreu aos 88 anos, após AVC e uma falência cardíaca irreversível

O Conecta Podcast recebeu o vigário da Paróquia de Fátima, padre Anderson Fábio, para falar sobre a história e legado do Papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril. O Vaticano confirmou o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, após 12 anos no cargo. O papa enfrentava problemas respiratórios e chegou a ficar internado por cerca de 40 dias com quadro de bronquite.

Foto: Conecta PiauíPadre Anderson Fábio
Padre Anderson Fábio

O padre Anderson definiu a vida do pontífice em três palavras, entre elas, misericórdia. Ele destacou as atitudes do Papa como humildes que se destinavam a pregar a palavra de Deus durante sua trajetória eucarística. 

"Um homem que literalmente se fez carne, no sentido de que ele deu o melhor dele. Ele sempre dizia e repetia isso. Nós, enquanto anunciadores da Boa Nova, que é o Evangelho, precisamos anunciar a Boa Nova para aquelas pessoas que precisam. É aquilo que Jesus disse, eu vim para os pecadores. Então, o Papa Francisco, o homem da misericórdia", comenta o padre.

Outro destaque da conversa foi o modo de integração do Papa Francisco com toda a comunidade, seja cristão ou pessoas de outras religiões, chegando mesmo àquelas que não têm nenhum tipo de seguimento. Segundo o padre, Francisco agrupava a todos, procurando um bem comum.

"O Papa Francisco foi aquele ser de respeitar o outro. Ele sempre dizia: nós temos que respeitar o outro. Eu não preciso concordar com a opinião do outro, mas também eu não preciso destruir o outro. Eu não preciso querer calar a voz do outro. Não, dê possibilidade para o outro falar. Então, o Papa Francisco soube, por exemplo, dentro da própria igreja, lidar com os seus críticos, ele soube escutar os seus críticos", analisa Anderson.

Foto: Reprodução/Filippo MONTEFORTE / AFPPapa Francisco
Papa Francisco

Francisco também tocou em temas delicados para a igreja católica, como a questão de raça, gênero e relações homoafetivas. Para Anderson, o Papa sempre conseguiu abordar os temas com leveza e que permitiam o entendimento dos fiéis e comunidade em geral.

"O Papa Francisco soube tocar em temas difíceis e com tom de leveza. Eu sempre digo o seguinte: muita gente não entendeu o Papa Francisco, outros não quiseram entender e outros faltou mais conhecimento. Eu lembro a primeira vez em que ele tocou no tema do homossexualismo. Ele estava em uma das viagens dele e ele disse: se alguém busca o Senhor com sinceridade, quem sou eu para julgar", conta.

A entrevista completa com o padre Anderson Fábio sobre a vida e legado do Papa Francisco está disponível no link do Conecta Podcast

Comente