Secretário José Neto aborda investimentos e potencialidades do turismo no Piauí
O secretário tratou sobre avanços para tornar o Piauí referência no turismo do Nordeste e do BrasilO secretário de Turismo do Piauí, José Neto Monteiro concedeu entrevista ao Conecta Podcast e abordou as potencialidades turísticas do Estado, além dos investimentos que seguem sendo realizados através do Governo do Piauí. Na oportunidade, o secretário tratou sobre os avanços para tornar o Piauí referência no turismo do Nordeste e, para além, do Brasil.

“A avaliação que eu faço é positiva. Nós temos entregado políticas públicas, como o Sietur, que foi R$ 8 milhões, um sucesso, mais de 300 inscrições, mais de 100 contemplados. Entregamos o turismo escolar. Vamos estar encerrando, esse ano, uma parceria com a SEDUC, nós vamos levar mil alunos das escolas públicas piauienses para conhecer seus atrativos”, pontuou José Neto.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Visando trazer mais turistas ao Piauí e dar valor expressivo às riquezas do estado, o secretário aponta que investimentos e estratégias estão sendo constantemente sendo implementadas nesse sentido. Além da aplicação de capital, há a necessidade de capacitação de profissionais e, ligado a isso, a atenção para criar laços interestaduais à nível Brasil.
“Eu vou terminar o ano formando mil agências de viagens no destino Piauí. São mil trabalhadores que passam a conhecer o Piauí e, principalmente, comercializar. Nesse mês nós realizamos uma capacitação do destino Piauí para 120 operadores de viagens em Belo Horizonte. Em São Paulo nós fizemos também, no mês de setembro, a formação de 120 agentes de viagem. Mais 120 serão formados no Rio”, destacou.
Ainda prezando pelo crescimento do turismo piauiense, José Neto acredita que a força está na qualificação de profissionais que agregam no setor. Pensando nisso, o secretário anunciou que vão ser ofertados cursos gratuitos para qualificar profissionais que já atuam ou desejam atuar no turismo.
“Nós temos uma diversidade, o que temos que fazer é potencializar isso, fazer se tornar ainda mais conhecido para que venham ao Piauí, mas também prezando pela qualidade. Estamos lançando agora um programa de qualificação profissional. Quem está na cadeia produtiva do turismo, atenção! Qualifica turismo é para quem está na cadeia produtiva e para quem quer ingressar. De cursos de condutor à cursos de inglês e espanhol, estaremos ofertando gratuitamente pelo Senac”, completou.
Confira a entrevista completa: