Benefícios incríveis da apiterapia na saúde: conheça os segredos das abelhas!
O médico Mikhael De Mattos é pesquisador em medicina integrativa e entusiasta da apiterapiaA médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva entrevistou em seu podcast, PodPeople, o médico Mikhael De Mattos Marques, pesquisador em medicina integrativa e entusiasta da suplementação de precisão e apiterapia. Sua trajetória foi transformada pela busca de alternativas para a Síndrome da Fadiga Crônica, condição que o levou a explorar novas abordagens terapêuticas para restaurar energia e qualidade de vida.
Na entrevista, os dois abordaram os desafios da fadiga crônica, o papel da suplementação na saúde, os benefícios das abelhas para o organismo e como a medicina integrativa pode ampliar as possibilidades de tratamento. “Eu vi que a terapia me ajudava muito nas dores da fibromialgia e um pouco na fadiga. Mas os mais comuns eram mel, pólen, própolis e a geleia real. Aptoxina é o veneno mesmo”, disse o médico.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Dr. Mikhael Marques é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, com pós-graduação em Nutrologia. Além disso, ele é palestrante, professor, escritor e cofundador do Instituto Olíbano. Mesmo antes de concluir a graduação, descobriu o potencial da apiterapia no tratamento complementar de diversas doenças e aprofundou seus conhecimentos na área, realizando curso de apiterapia na Alemanha e estagiando com especialistas renomados.
Atualmente, Dr. Mikhael Marques integra a apiterapia e a suplementação em seus tratamentos, utilizando produtos como própolis, mel, geleia real e pólen apícola, que podem trazer diversos benefícios para a saúde.
ASSISTA À ENTREVISTA:
APITERAPIA
A apiterapia é o uso terapêutico de produtos derivados das abelhas para tratar ou prevenir doenças. Essa prática está inserida dentro da medicina alternativa e é considerada uma forma de tratamento natural.
Alguns dos principais benefícios atribuídos à apiterapia incluem:
Mel: Tem propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo utilizado para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de infecções.
Própolis: É um potente antimicrobiano, antivírico e anti-inflamatório, usado para fortalecer o sistema imunológico e combater infecções respiratórias e de garganta.
Pólen: Considerado um superalimento, o pólen é rico em nutrientes e pode ser utilizado para melhorar a energia, vitalidade e auxiliar na recuperação de doenças.
Geleia Real: É uma substância nutritiva produzida pelas abelhas e tem propriedades energéticas, além de auxiliar na recuperação de doenças e fortalecer o sistema imunológico.
Veneno de abelha: Utilizado em tratamentos para doenças como artrite e doenças autoimunes, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Embora a apiterapia seja bastante popular, especialmente em algumas culturas, sua eficácia e segurança ainda precisam de mais estudos científicos para serem completamente validadas.