Inteligência artificial ganha espaço no dia a dia de forma quase imperceptível
Presente em apps e assistentes virtuais, IA transforma rotinas com agilidade e personalizaçãoSeja para solicitar a segunda via da fatura pelo WhatsAp, tirar dúvidas com um “atendente virtual” ou simplesmente pedir uma música para a Alexa, a inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente na rotina das pessoas, integrando o cotidiano com serviços que prometem agilidade, eficiência e personalização.

De forma quase imperceptível, a IA vem transformando o modo como nos comunicamos, consumimos conteúdo, buscamos informações e até realizamos tarefas no trabalho.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Ferramentas usadas por bancos, empresas, plataformas de streaming e até serviços públicos, os assistentes virtuais, por exemplo, são capazes de entender dúvidas, responder com agilidade e ajudar a resolver problemas, tudo isso com base em dados que eles aprendem e processam.
De acordo com a professora Patrícia Nogueira, coordenadora do curso de Ciências da Computação da Estácio, o uso da IA em tarefas do dia a dia tem se popularizado principalmente nos canais de comunicação digital. Muita gente pensa que inteligência artificial é algo distante, como nos filmes de ficção científica.

Mas, na verdade, ela está na palma da mão, em aplicativos que usamos todos os dias. Quanto mais conscientes estivermos disso, mais preparados estaremos para aproveitar o potencial dessas ferramentas de forma ética e produtiva”, afirma.
A especialista destaca ainda que a IA está também no setor de saúde, nos aplicativos de navegação por GPS, nas redes sociais e em sistemas de segurança.
“É uma tecnologia que organiza dados, aprende padrões e toma decisões com base nisso. Ela ajuda desde empresas a tomarem decisões estratégicas até usuários a encontrarem o caminho mais rápido para casa”, completa.

A IA não está apenas nos robôs de conversas e se engana quem pensa que o uso da IA está restrito às grandes empresas. Hoje, pequenos empreendedores já utilizam essas ferramentas para otimizar tempo, automatizar tarefas e até criar conteúdo para redes sociais.
Com todos esses avanços, não se pode negar que a inteligência artificial veio para ficar e entender como ela funciona pode ser o primeiro passo para tirar melhor proveito dela no dia a dia.
Texto por Márcia Rocha