Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro na cidade de Belém, capital do Pará

Fonteles destaca energia limpa como chave para industrialização verde do Nordeste

Governador destaca na COP 30 projetos do Piauí em hidrogênio, biocombustíveis e aço verde

Durante participação na COP 30, o governador Rafael Fonteles ressaltou que o Nordeste vive um momento estratégico para se consolidar como polo de industrialização sustentável, aproveitando o potencial energético da região. Como presidente do Consórcio Nordeste, ele defendeu que a abundância de energia limpa torna os estados nordestinos candidatos naturais a receberem indústrias de baixo impacto ambiental.

Foto: Conecta PiauíFonteles destaca energia limpa como chave para industrialização verde do Nordeste
Fonteles destaca energia limpa como chave para industrialização verde do Nordeste

“Temos energia limpa e abundante, o que nos coloca em posição privilegiada para atrair a maior quantidade possível de indústrias verdes. Isso contribui para o enfrentamento às mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, gera emprego e renda para o nosso povo”, afirmou o governador.

Fonteles explicou que, apesar do cenário favorável, ainda há desafios estruturais que precisam ser superados. Entre eles, o fortalecimento do sistema de transmissão de energia no Brasil, com novos investimentos em linhas de transmissão, subestações e baterias, para garantir estabilidade e expansão do sistema elétrico.

Segundo ele, o Nordeste está se movimentando de forma integrada para aproveitar esse novo ciclo econômico com base em sustentabilidade. “Queremos garantir desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente”, destacou.

Ao falar sobre o Piauí, Fonteles revelou que o estado já deu passos importantes nesse processo. “Temos projetos em andamento nas áreas de data centers, biocombustíveis, hidrogênio e amônia verdes, além do aço verde. São iniciativas que vão gerar emprego, renda e fortalecer a economia piauiense”, afirmou.

Tags: