Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro na cidade de Belém, capital do Pará

Governador Rafael Fonteles destaca protagonismo do Nordeste na COP30 em Belém

Piauí leva pautas sobre energia limpa, biomas e revitalização do Rio Parnaíba à conferência

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou o protagonismo do estado e do Consórcio Nordeste nas discussões sobre o futuro climático do planeta durante a COP30, realizada em Belém do Pará. Em entrevista, ele reforçou que o Piauí tem se posicionado com projetos voltados à sustentabilidade, energia verde e proteção ambiental.

Foto: Conecta Piauí/Maria Clara CesarGovernador Rafael Fonteles destaca protagonismo do Nordeste na COP30 em Belém
Governador Rafael Fonteles destaca protagonismo do Nordeste na COP30 em Belém

“Sem dúvida, o Consórcio Nordeste e o Piauí estão presentes com protagonismo na COP30, a COP do Brasil. Está tudo muito bem organizado e seguro, e nós trazemos pautas relevantes dentro da temática ambiental e climática”, afirmou o governador.

Fonteles ressaltou a importância do plano Brasil-Nordeste, Transformação Ecológica, lançado recentemente pelos nove estados da região. O documento reúne dez compromissos voltados à transição energética justa, proteção dos biomas, com destaque para a Caatinga, e monetização dos ativos ambientais, de forma a garantir renda às comunidades que preservam o meio ambiente.

Entre as ações que o Piauí leva à conferência, está o programa Floresta Viva, desenvolvido em parceria com o BNDES, que destinará R$ 80 milhões para a revitalização do Rio Parnaíba e seus afluentes.

O governador também comentou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a taxação dos mais ricos como forma de contribuir para a criação de um fundo voltado ao enfrentamento das mudanças climáticas.

“É um momento de reafirmar o compromisso do Brasil e do Nordeste com o planeta, mostrando que desenvolvimento e sustentabilidade podem caminhar juntos”, concluiu Fonteles.