Ministro Boulos destaca discurso 'histórico e corajoso' de Lula na COP30
Governo defende ação imediata contra mudanças climáticas e mais participação popular nas decisõesO primeiro dia da COP30, em Belém do Pará, foi marcado por um discurso firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou a urgência de ações concretas no enfrentamento das mudanças climáticas. O ministro, ao comentar a fala do presidente, classificou o pronunciamento como “histórico, forte e corajoso”.
Segundo ele, Lula destacou que o aquecimento global deixou de ser uma preocupação apenas para as futuras gerações. “Antes diziam que era um problema dos nossos filhos ou netos. Hoje, é um problema para ontem. Os fenômenos climáticos extremos já estão aí, cheias, secas, desastres e colocam o planeta em risco de um ponto sem retorno”, afirmou o ministro.
Durante a fala, Lula também criticou os interesses econômicos que resistem às mudanças necessárias. “O presidente disse algo essencial: essa não é uma questão de dinheiro, é de coragem e vontade política. Coragem para enfrentar o lobby do petróleo e os grandes setores que continuam poluindo e desmatando”, completou.
O ministro comparou os gastos globais com guerras e o investimento insuficiente em ações ambientais. “Se gastam mais de dois trilhões de dólares com destruição, é possível destinar um trilhão para a reparação e salvação do planeta. É uma questão de escolha”, enfatizou.
Ele ressaltou ainda que esta edição da conferência será uma das mais participativas da história, com mais de 10 mil pessoas na Cúpula dos Povos e milhares de indígenas na Aldeia COP, espaços dedicados à sociedade civil. “Belém se tornou o centro da participação social e do combate às mudanças climáticas”, afirmou.