Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro na cidade de Belém, capital do Pará

Rafael Fonteles destaca plano climático do Piauí na COP30: 'Proteger as pessoas'

Governador reforça compromisso com redução de emissões e geração de empregos verdes
Redação

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou nesta terça-feira (11/11) do painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí”, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI) durante a COP30, em Belém (PA). No evento, ele apresentou os avanços do estado nas políticas ambientais e reafirmou o compromisso de sua gestão com a redução das emissões de gases de efeito estufa e a criação de empregos sustentáveis.

Em seu discurso, Fonteles ressaltou que o Piauí concluiu recentemente o Plano Estadual de Ação Climática com ampla participação social. Segundo o governador, o documento norteia as ações de curto, médio e longo prazo para o enfrentamento das mudanças climáticas no estado.

“Na nossa gestão está procurando realmente implementar de fato os compromissos que assumimos ao longo da caminhada eleitoral e um deles foi o plano de ação climática. Concluímos finalmente esse plano que já começou em 2023 e, como ele foi bastante participativo, demorou um pouco a ser concluído, mas foi finalizado com a profundidade e a participação social necessárias para que a boa técnica estivesse sintonizada com a questão territorial do Piauí”, afirmou.

Fonteles destacou que o plano já apresenta resultados concretos, como o inventário de emissões de gases de efeito estufa, que identificou que mais de 60% das emissões do estado vêm dos incêndios florestais. A partir desse diagnóstico, o governo decidiu ampliar o investimento em brigadas municipais florestais.

“Essa ação aparentemente simples dificilmente seria tomada se não tivéssemos esse inventário produzido através do plano. Foi com base nesses dados que aumentamos o orçamento para a formação e capacitação dessas brigadas. Esse é um exemplo de como o plano está sendo levado a sério, não é apenas um documento para cumprir compromisso de campanha, mas uma ferramenta efetiva para reduzir emissões e enfrentar as mudanças climáticas”, explicou o governador.

Rafael Fonteles concluiu reforçando que as ações ambientais também têm impacto direto na geração de emprego e renda. “O Piauí tem uma preocupação muito grande em que esse esforço para a redução de gases de efeito estufa possa aumentar também as oportunidades de trabalho e renda para o nosso povo, porque, no fundo, nós estamos protegendo o meio ambiente porque gostamos do meio ambiente, queremos cuidar da casa do Pai que foi dada para nós por Ele, mas queremos, sobretudo, proteger as pessoas”, finalizou.

VEJA O VÍDEO: