Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Adriana é a quinta piauiense a conquistar medalha olímpica na história

Ela já tem a medalha de prata garantida, mas pode se tornar dourada
Em Pauta

O gol marcado pela piauiense Adriana na goleada de 4 a 2 sobre a Espanha, atual campeã do mundo, nas semifinais do futebol feminino, não só ajudou a classificar a seleção brasileira na decisão das Olimpíadas de Paris como, também, colocou a atacante em um seleto grupo dentro do Piauí. Ela é o quinto esportista do Estado, entre homens e mulheres, a ganhar uma medalha olímpica. 

Foto: Foto: Rafael Ribeiro/CBFAdriana Lima
Adriana Lima

Ela já tem a medalha de prata garantida, mas pode se tornar dourada. Caso isso ocorra, ela será a segunda piauiense a subir ao lugar mais alto no pódio dos jogos. Antes dela só a judoca Sarah Menezes, que foi ouro em Londres, no ano de 2012. A judoca piauiense foi, ainda, a única até agora a ganhar medalha em esporte individual. É que os outros três piauienses com medalhas em olimpíadas as conquistaram em esportes coletivos. 

A primeira foi no distante ano de 1996, nas Olimpíadas de Atlanta. O lateral-direito Zé Maria, natural de Oeiras, botou a medalha de bronze no peito, após vencer por 5 a 0 sobre Portugal. Quatro anos depois, foi a vez do velocista Claudio Roberto ganhar uma prata com o time do revezamento 4x100m na Olimpíada de Sidney, em 2000. O corredor piauiense era reserva e atuou na semifinal, ajudando o país a se classificar à final. 

A terceira medalha veio, também, com o futebol, só que masculino. O volante Romulo conquistou a medalha de prata com a seleção brasileira em Londres 2012. O Brasil acumulou cinco vitórias, todas por três gols, e chegou à decisão, no estádio de Wembley, embalado e favorito. A Seleção, no entanto, foi surpreendida pelo México e acabou sendo derrotada pelo placar de 2 a 1. O Piauí ainda teve em Paris a jogadora de badminton Juliana Viana, que não trouxe medalha, mas conquistou primeira vitória das mulheres nesse esporte. 

Adriana volta a campo no próximo sábado, dia 10 de agosto, a partir das 12h, horário de Brasília. As brasileiras vão enfrentar os Estados Unidos, na decisão.

Comente