Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Apreensão de cigarros contrabandeados no Piauí dobra em 2024

O consumo de tabaco no Brasil caiu cerca de 35% desde 2010, segundo dados divulgados pela OMS
Em Pauta

O consumo de tabaco no Brasil caiu cerca de 35% desde 2010, segundo dados divulgados esse ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o resultado, o país se tornou um dos “líderes mundiais” na redução do consumo do tabaco. Porém, ainda são mais de 18 milhões de brasileiros que não passam um dia sem fumar um cigarro. 

E para piorar a situação, quase metade dos cigarros consumidos atualmente no país são fruto de contrabando ou falsificados. Toda hora tem apreensão. O Piauí, então, vem batendo recordes. Levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que mais de 1 milhão de maços de cigarros já foram apreendidos no Estado. O número é mais que o dobro do registrado em 2023. 

Foto: Conecta PiauíApreensão de cigarros contrabandeados no Piauí dobra em 2024
Apreensão de cigarros contrabandeados no Piauí dobra em 2024

A última apreensão, por exemplo, no final do mês passado, na BR 343, próximo a cidade de Amarante. Uma equipe da PRF parou um caminhão que levava 150 mil maços de cigarros.. A carga era transportada em caminhão baú, conduzido por um homem, que se evadiu do local ao perceber a presença dos policiais. 

“Demos ordem de parada ao condutor de um caminhão devido ao estado inadequado das faixas refletivas, equipamento obrigatório de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista, no entanto, ignorou os sinais sonoros e luminosos e continuou sua marcha por vários quilômetros, até parar de forma repentina em um trecho da BR”, informou a inspetora Bruna, da comunicação da PRF. 

Foto: ReproduçãoGrande quantidade de cigarro é apreendido na BR-316 que liga Demerval a Teresina
Grande quantidade de cigarro é apreendido

Ela acrescenta que em um movimento inesperado, o motorista abandonou o caminhão e fugiu em direção à mata fechada e em chamas. A equipe tentou alcançar o fugitivo, mas a dificuldade do terreno acidentado e as queimadas na área impediram a captura. Após a fuga do condutor, os policiais realizaram uma fiscalização no veículo e encontraram uma carga irregular. 

O compartimento de carga estava repleto de maços de cigarros de marca estrangeira, armazenados em caixas. No total, foram contabilizados 150 mil maços, acondicionados em 300 caixas. É Importante destacar que os cigarros desta marca apreendida não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme a publicação oficial da agência.

Diante dos fatos, a equipe encaminhou o veículo e os ilícitos encontrados à Polícia Federal, em Teresina, para que os procedimentos cabíveis fossem tomados. A Polícia Rodoviária Federal reforça o compromisso em manter sua constante vigilância nas estradas e garantir o cumprimento das normas de trânsito e regulamentações, bem como combater os ilícitos provenientes da criminalidade. 

Só no ano de 2022, conforme dados mais recentes do IPEC, o Brasil perdeu, mais de R$ 10,2 bilhões com evasão fiscal decorrente de cigarros ilegais comercializados no país. De cada 100 maços de cigarros vendidos naquele ano, exatos 48 eram fruto da ilegalidade, principalmente contrabandeados a partir do Paraguai.

Comente