Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

B-R-O-BRO de 2024 será mais quente com variação de 0,5 a 2 graus acima da média

Até o dia 15, quatro cidades do sul do Piauí apareceram entre as dez com maior temperatura no dia
Em Pauta

Ainda estamos em junho, faltando mais de dois meses para o período mais quente do ano, o conhecido B-R-O-BRO. Porém, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o calor deve chegar mais cedo esse ano e com temperaturas bem acima da média. Até o dia 15, por exemplo, quatro cidades piauienses, todas da região sul do Estado, apareceram entre as dez que registraram maior temperatura no dia.

Foto: Gabriel Bonfim/Conecta PiauíB-R-O-BRO de 2024 será mais quente com variação de 0,5 a 2 graus acima da média
B-R-O-BRO de 2024 será mais quente com variação de 0,5 a 2 graus acima da média

São João do Piauí, Oeiras, Bom Jesus e Alvorada do Gurguéia foram os municípios onde as máximas ultrapassaram os 36 graus célsius. Destaque para Alvorada do Gurgueia que foi a cidade mais quente do último dia 13, alcançando 36,4 graus célsius, como máxima, naquele dia. E o que chama atenção é que essas cidades não aparecem uma vez apenas entre as dez nesses dias. Somente Oeiras, teve somente um registro. 

“A tendência é que 2024 seja, mesmo, bem mais quente do que a média, não só em relação ao ano passado, mas em relação a própria média histórica, as temperaturas já neste mês em muitas cidades já demonstram essa alteração. E o que leva a essas temperaturas mais elevadas é o El Niño. O fenômeno já está formado e mesmo ele não sendo de forte intensidade, tem provocado uma margem de quase certeza de um B-R-O bró mais quente”, informou o climatologista Werton Costa.

E a previsão é que a temperatura média, durante os meses do B-R-O-BRO, variem de 0,5 a 2 graus célsius a mais que o registrado na média anual. Werton acredita que o maior valor de aumento deverá ser registrado na região do semiárido piauiense que já vem sofrendo com a falta de chuva e o forte calor. Já em Teresina e região norte do Piauí, a variação no período mais quente do ano deva chegar a 0,5 grau acima da média anual, que já atinge 37 ou 38 graus célsius. 

“Essa característica de estar quente faz parte da climatologia do Piauí, devido a fatores naturais, como a localização geográfica, a predominância de certos elementos meteorológicos e tudo isso reforçado por fatores externos que tem alterado o clima em todo o país”, disse o climatologista, afirmando que as altas temperaturas deverão durar até o final de novembro. “A notícia boa é que antes mesmo de novembro terminar vai começar a cair algumas chuvinhas no Estado”, pontuou. 

Para muitos piauienses, o B-R-O bró anuncia sua chegada através de frequentes queimadas que acontecem por todo estado, começando ainda no mês de agosto. O fogo na vegetação aumenta a temperatura e o calor se torna quase insuportável. Até o momento, os registros de queimadas no Estado são esporádicos, não chegando a mi 700 casos.

Comente