Blitzen de trânsito no Piauí ajudam a reduzir violência e crimes diversos
Segundo o DOT, acidentes e crimes deixam de ocorrer num raio de até 1km do local das blitzenO crime passa pelo trânsito. Essa frase tem servido de mantra para as forças policiais do Piauí no combate a violência. Tanto é verdade que no último ano e meio, a Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), da Secretaria de Segurança Pública, tem promovido uma série de blitzen visando reduzir não apenas os índices de acidentes como, também, a criminalidade. E o resultado é que no raio de 1km onde está acontecendo a ação não se registro batida nem mortes.
A informação é do diretor do DOT, Fernando Aragão, que vem contabilizando as ocorrências registradas nas mais de 100 operações realizadas pelo departamento, desde março do ano passado. Segundo ele, nesse período já foram detidos e encaminhados a delegacias mais de 2 mil pessoas, que cometeram todo tido de crime. Alguns deles são presos até me flagrantes. Isso conta, ainda, com os crimes de trânsito.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Verificamos, junto com o Copom da PM, que durante o tempo que estamos promovendo as blitzen, ou seja, duas ou três horas em média, não é registrado acidentes de trânsito ou assassinatos em um perímetro de até um quilômetro do local. E como fazemos de três a quatro ações dessas por finais de semana, seja em Teresina ou no interior, é uma redução bastante drástica da violência durante esses momentos”, comentou o policial.
Fernando ressalta que chama a atenção o grande número de pessoas que são capturadas com mandados de prisão em aberto, e pelos mais diversos crimes. Desde que começaram as blitzen já foram mais de 150 cumprimentos. Os ais recentes ocorreram neste último final de semana. Foram cinco pessoas presas com mandado de prisão em aberto e uma foi conduzida por praticar lesão corporal culposa de trânsito.
Além disso, 09 veículos e 05 aparelhos celulares foram recuperados. Até hoje, mais de 500 veículos já foram tirados de circulação, por apresentarem algum tipo de irregularidade. De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SSP/PI, Fernando Aragão, as blitzen são fundamentais para garantir a segurança nas vias e tirar de circulação indivíduos que representam uma ameaça à sociedade.
“Entre os presos, tivemos criminosos com mandados de prisão em aberto por crimes graves, incluindo dois acusados de estupro e um condenado a mais de 10 anos por roubo. A presença da fiscalização nas ruas não só assegura o cumprimento da lei no trânsito, mas também contribui diretamente para a redução da criminalidade trazendo mais tranquilidade à população”, pontuou Fernando Aragão.