Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Blitzen no 1º semestre: mais de 700 presos e quase 300 celulares recuperados no PI

Boa parte destas pessoas conduzidas à Central de Flagrantes ou delegacias foram indiciadas
Em Pauta

Em média, a cada 6h uma pessoa é conduzida à prisão no Piauí durante a realização de blitzen. O número é da Direção de Operações de Trânsito (DOT) e é referente às estatísticas do setor, no primeiro semestre deste ano, que calculou exatas 722 detenções durante as operações de pessoas que estavam cometendo alguma irregularidade penal. 

Boa parte destas pessoas conduzidas à Central de Flagrantes ou delegacias foram indiciadas, mas poderão responder pelos crimes em liberdade. Mas tiveram casos como cumprimentos de mandados de prisão, roubo, por ilegal de armas e outros crimes de maior potencialidade, que deixaram os acusados mais tempo presos. Só de veículos removidos nas blitzen por algum tipo de irregularidade encontrada foram quase 3,8 mil, de janeiro a junho. 

Foto: ReproduçãoSó no 1º semestre, blitzen prenderam mais de 700 pessoas e recuperaram quase 300 celulares no Piauí
Só no 1º semestre, blitzen prenderam mais de 700 pessoas e recuperaram quase 300 celulares no Piauí

“Todas as ocorrências geraram condições para as delegacias, mas muitos dos acusados foram apenas ouvidas e vão responder em liberdade, porque viraram TCO, como receptação de celular, que é um crime culposa, mas vão continuar respondendo”, explicou Fernando Aragão., diretor do DOT, acrescentando que nos primeiros seis meses do ano foram quase 300 celulares apreendidos nas blitzen, produtos de roubo ou furto. 

E as ações continuam. Novas blitzen estão ocorrendo em Teresina e em todo o Estado. As últimas ocorreram entre os dias 15 e 21 de julho, e contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.  Já entre neste final de semana, foi deflagrada a operação "Rota Segura" nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, na região Sul do Piauí, visando reforçar a fiscalização e coibir práticas criminosas no trânsito. 

Foto: Divulgação/PMPIQuinze pessoas são conduzidas por embriaguez ao volante durante blitzen no Piauí
Blitzen no Piauí

Durante as abordagens, um total de cinco pessoas foram conduzidas por embriaguez ao volante, nove celulares foram recuperados, três veículos foram localizados e sete indivíduos foram multados por dirigir sem habilitação. Fernando Aragão destacou a importância de combater efetivamente os crimes relacionados ao trânsito, especialmente 

"O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro trata da condução de veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada devido à influência de álcool ou de outra substância psicoativa. Em termos mais simples, isso significa que dirigir sob o efeito de álcool ou drogas é uma infração gravíssima, colocando em risco a vida do condutor e de outras pessoas. Nosso objetivo é garantir a segurança nas vias públicas, punindo aqueles que não respeitam as regras e, assim, ajudando a prevenir acidentes de trânsito", afirmou.

Comente