Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Em média uma vaga de trabalho formal é aberta a cada meia hora no Piauí

O mercado de trabalho do Piauí não deixou a peteca cair, mesmo com as dificuldades econômicas
Em Pauta

O mercado de trabalho do Piauí não deixou a peteca cair, mesmo com as dificuldades econômicas do início do ano, e manteve o ritmo na geração de emprego formal, no primeiro trimestre do ano. Quem mostra isso é o Caged,  que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, que registrou  a criação de 4.009 novos postos de trabalho com carteira, neste período analisado. 

Foto: Maria Clara César/ Conecta PiauíCarteira de Trabalho e Previdência Social
Carteira de Trabalho e Previdência Social

Esse volume representa um crescimento de 28,1% no número de novas vagas, na comparação com o primeiro trimestre de 2023. O momento é tão bom para quem está procurando emprego, que só em março último, agora, o mercado de trabalho piauiense criou 3.015 novas vagas, ou seja, quase a totalidade dos três primeiros meses do ano passado, que acumulou um saldo positivo de 3.128 novos postos. 

Em variação relativa, o resultado do Piauí no mês passado fechou em 0,85%, o terceiro maior entre os estados, ficando atrás apenas de Goiás (1,02%) e Acre (1,15%), e bem acima da média nacional, que ficou em  0,53%. Praticamente todos os setores e atividades econômicas registraram geração de vagas, com exceção da construção civil, que registrou saldo negativo de 222 demissões a mais. Já o destaque ficou para o setor de serviços com criação de 1.538 vagas. 

No geral, o Brasil abriu 244.315 novos postos de trabalho com carteira assinada em março. Com o resultado, o país fecha o primeiro trimestre com 719.033 novos profissionais no mercado formal. O resultado contabilizado entre janeiro e março é decorrente de 6,63 milhões de contratações e 5,9 milhões de demissões no período.

Comente