Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Expectativa de vida sobe e população piauiense vai parar de crescer em 12 anos

No Piauí, o ano limite de crescimento é bem antes. Na verdade, cinco anos antes, em 2036
Em Pauta

O IBGE divulgou as primeiras projeções sobre a população para os próximos anos, com base nos dados coletados durante o Censo de 2022. A boa notícia é que a expectativa de vida, após a pandemia da covid-19, voltou a subir. É estimada em 76,4 anos. Em paralelo, já foi traçado o ano limite do aumento da população: 2041. A partir daí, o número de brasileiros começará a cair gradualmente. 

No Piauí, o ano limite de crescimento é bem antes. Na verdade, cinco anos antes, em 2036. É o sexto menor tempo de estagnação entre os estados, junto com São Paulo que também vai parar de crescer em 2036. Alagoas e Rio Grande do Sul vão parar de registrar crescimento populacional daqui dois anos, em 2026, conforme ranking publicado na pesquisa. 

Foto: ReproduçãoExpectativa de vida sobe e população piauiense vai parar de crescer em 12 anos
Expectativa de vida sobe e população piauiense vai parar de crescer em 12 anos

Com isso, o Piauí terá apenas mais 12 anos de crescimento de sua população, quando chegará a um total de 3.431.896 habitantes. A partir do ano de 2037, a população do estado deve começar a diminuir, até chegar a 2.977.122 habitantes em 2070, uma redução de 454.774 habitantes em relação a 2036, ou seja, uma queda de 13,25%. Porém, a expectativa de vida do piauiense vai saltar de 76,8 anos para 83,9 anos, nos próximos 46 anos. 

Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE, esclarece que esse recuo populacional será bastante desigual regionalmente. “A migração entre unidades da federação é um fator muito importante nas dinâmicas populacionais. Alguns estados são a origem e outros, o destino desses migrantes. Isso vai fazer com que cada estado tenha sua inflexão populacional em um momento diferente”.

Foto: ReproduçãoExpectativa de vida sobe e população piauiense vai parar de crescer em 12 anos
Expectativa de vida sobe e população piauiense vai parar de crescer em 12 anos

As Projeções de População do IBGE utilizam dados provenientes de diversas fontes, como os três censos demográficos mais recentes (2000, 2010 e 2022), a série histórica das Estatísticas do Registro Civil (iniciada em 1974), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), estes dois últimos ambos do Ministério da Saúde, entre outros. 

Seus cálculos permitem acompanhar a evolução dos padrões demográficos do país. Além de servirem de parâmetro para políticas públicas nas três esferas de governo, as Projeções de População permitem que o IBGE atualize as amostras de suas pesquisas domiciliares, como a PNAD Contínua, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). 

Izabel Marri faz questão de ressaltar também que “a principal importância das Projeções é informar qual é a população do país a cada ano, pois os censos demográficos ocorrem apenas a cada dez anos. Essa informação, por idade e sexo, é fundamental para se elaborar políticas públicas voltada para crianças, idosos ou para a força de trabalho. Além disso, esses dados são a base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE)”

Comente