Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Madeiro é a cidade mais eficiente do Piauí, aponta pesquisa

A pesquisa leva em consideração o atendimento nas áreas de saúde, educação e saneamento
Em Pauta

Perto de completar 30 anos de emancipação política, a cidade de Madeiro, que fica a 230 km ao Norte de Teresina, aparece como o município piauiense melhor posicionado em um ranking nacional de eficiência divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (03/09). Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência, mostra o levantamento. Madeiro é a primeira colocada no Estado e 483ª em todo o país. 

O REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha) foi criado esse ano e permite consultar quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menos volume de recursos financeiros. A pesquisa leva em consideração o atendimento nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade. 

Foto: ReproduçãoPrefeitura Municipal de Madeiro -Piauí
Prefeitura Municipal de Madeiro -Piauí

E o município de Madeiro apareceu em primeiro no Piauí com o índice de 0,606, de uma escala que vai de zero a um. Esse número deixou a cidade piauienses entre as 500 com melhor resultado, de um total de 5.276 prefeituras analisadas em todo o país. Para outras 292 cidades, nenhuma delas do Piauí, não foram encontradas informações consistentes, e elas terminaram ficando de fora da pesquisa. 

A líder nacional neste ranking, também, é uma cidade do interior, porém, de São Paulo. O município de Botucatu apresentou média de 0, 769, enquanto a média nacional foi de 0,525.  Botucatu é a primeira colocada no ranking, entregando mais saúde, educação e saneamento à população gastando menos. O estado de São Paulo também agrupa 8 das 10 melhores mesorregiões do país.

Já no ranking estadual, depois de Madeiro, aparece o município de Picos, distante 310 km ao Sul de Teresina. Por lá, o índice fechou em 0,597, acima da média nacional, também. No país, a Cidade Modelo, como é mais conhecida no Piauí, aparece apenas na posição de número 636. Fechando o pódio piauiense, aparece Bertolínia, com índice de 0,596 de eficiência. Teresina aparece apenas na sexta posição, atrás ainda de Porto e Oeiras. 

Já o município de Murici dos Portelas, situado a 264 km ao Norte de Teresina, aparece na última posição no ranking piauiense, com índice de 0,384. No cenário nacional é o 5.130º colocado. O curioso é que o primeiro colocado e último no Piauí são cidades quase vizinhas, ficam na mesma região Norte, e com número de habitantes equivalentes, cerca de 8 mil pessoas. Para ter acesso ao ranking completo, você pode acessar esse site: https://www1.folha.uol.com.br/remf/?page=5

Comente