Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí

Municípios do Piauí podem garantir repasses da União com pedido simples

Prazo termina na próxima segunda
Redação

Os municípios piauienses que possuem imóveis da União em seus territórios têm até a próxima segunda-feira (30) para assegurar o direito de receber parte da arrecadação federal gerada por esses bens. O alerta é da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que orienta as prefeituras a enviarem, até as 23h59, o requerimento anual à Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Sem esse procedimento, as cidades perdem o direito aos repasses previstos em lei.

Os recursos correspondem a 20% da arrecadação da União com foro, taxa de ocupação, laudêmio, multas, vendas e outras receitas provenientes de imóveis federais. O dinheiro é transferido por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e tem uso livre pelas administrações municipais, permitindo investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

Neste ano, 648 municípios brasileiros estão aptos a receber os valores. Em 2025, porém, apenas 189 prefeituras encaminharam a documentação exigida e dividiram cerca de R$ 126,6 milhões. A CNM alerta que o processo é totalmente online, rápido e deve ser realizado anualmente para garantir o benefício.

A entidade também esclarece que a falta de informações atualizadas sobre os valores venais dos imóveis ou da Planta de Valores Genéricos (PVG) não impede o acesso aos recursos. Nesses casos, basta anexar ao formulário uma declaração simples, assinada pelo responsável da área, informando a inexistência ou desatualização dos dados. A recomendação é que as prefeituras piauienses não deixem o envio para a última hora, evitando perder uma importante fonte de receita para fortalecer os cofres municipais.