Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Número de roubo de celulares cai no 1º trimestre no Piauí; um caso a cada 16h

O dado é da Secretaria Estadual de Segurança que divulgou um balanço sobre os números no estado
Em Pauta

Um celular é roubado ou furtado no Piauí a cada 16h, em média. O dado é da Secretaria Estadual de Segurança,que divulgou, nesta quarta-feira (03/04), o balanço dos registros de ocorrências do primeiro trimestre deste ano, onde pouco mais de 3,3 mil aparelhos foram alvos dos bandidos, de janeiro a março. Desse total, mais de 2 mil celulares (62%) foram roubados das vítimas, ou seja, houve algum tipo de violência empregada na ação. 

Foto: Divulgação/ PC-PICelulares roubados e furtados
Celulares roubados e furtados

Olhando friamente o número geral de ocorrências desse tipo de crime ainda é assustador. Porém, tanto os casos de roubo quanto de furto são menores que os registrados no mesmo período de 2023. Na comparação, conforme o tabelamento divulgado, entre janeiro e março do ano passado foram furtados e roubados um total de 5.220 celulares em todo o Estado, isso representa uma queda de 43,1%. 

Foto: SSP-PINúmero de roubo de celulares cai no 1º trimestre no Piauí; um caso a cada 16h
Número de roubo de celulares cai no 1º trimestre no Piauí; um caso a cada 16h

Isso se deve às ações desenvolvidas, ano passado, pela Secretaria de Segurança no combate a esse tipo de crime que tem se popularizado em todo o país. E o Piauí tem se tornado referência nesse enfrentamento, com medidas que vão desde a verificação de aparelhos com restrições de furto ou roubo em blitze até operação de fechamento de lojas que vendem aparelhos nessa condição, sem nota fiscal. 

Foto: Lourrany Meneses / Conecta PiauíSecretário Chico Lucas
Secretário Chico Lucas

“No ano passado, foram realizadas 5.895 intimações, 3.500 aparelhos foram recuperados, em 10 cidades, 64 lojas físicas e virtuais foram interditadas e 20 pessoas foram presas”, afirmou Chico Lucas, secretário de segurança, reforçando que é prioridade do Governo o combate a esse tipo de crime, tendo em vista que ele alimenta outros crimes. 

Em 2023, foi registrada uma redução de 40% no número de roubos e furtos de celulares em Teresina e uma queda de 37% no interior do Piauí. Neste ano, a redução chega a 50% no número de roubos diários de celulares na capital. As ações de recuperação de aparelhos celulares foram intensificadas em 2024, quando foram realizadas 1.195 intimações, 442 celulares foram restituídos, 14 lojas foram interditadas e 17 pessoas foram presas. 

Durante o Carnaval deste ano, foi contabilizada uma queda de 59,20% no número de roubos e uma redução de 38,24% de furtos de celulares em Teresina. Como já dito, o projeto da SSP-PI possui três vieses, as blitze, as intimações em massa e a Operação Interditados, onde lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de aparelhos roubados têm as atividades econômicas suspensas.

O superintendente de Operações Integradas da Secretaria da Segurança (SSP), delegado Mateus Zanatta, afirmou que o projeto de recuperação de celulares desenvolvido pela Segurança do Piauí é pioneiro no Brasil e tem alcançado uma grande repercussão devido a sua efetividade. 

Foto: ReproduçãoFantástico repercute ação policial de devolução de celulares roubados no Piauí
Fantástico repercute ação policial de devolução de celulares roubados no Piauí

“Representantes da Polícia Civil e Polícia Militar de vários estados do país têm nos procurado com o objetivo de implantar modelos semelhantes ao que é desenvolvido pelo Piauí, no que diz respeito ao combate ao roubo, furto e comercialização de aparelhos celulares com restrição. Isso demonstra o reconhecimento de nosso trabalho e nos impulsiona a reduzir ainda mais essa prática criminosa em nosso estado. Vale ressaltar que, nos últimos nove meses, restituímos quase 4 mil aparelhos celulares”, pontuou o superintendente.

Comente