Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Oito cidades no Piauí terão Câmara de vereadores com maioria feminina; confira

Do outro lado, os piauienses elegeram verdadeiros “clubes do bolinha” em 20 municípios
Em Pauta

O número de mulheres eleitas para as câmaras municipais de vereadores no país cresceu, proporcionalmente ao total de vagas para o cargo, 13% entre as eleições de 2020 e de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquele ano, de 58.094 vagas de vereador, 9.371 (16,13%) foram preenchidas por mulheres. Agora, de 58.309 vagas, 10.603 (18,24%) foram ocupadas por elas. 

Foto: ReproduçãoTribunal Superior Eleitora (TSE)
Tribunal Superior Eleitora (TSE)

No Piauí, o índice de crescimento foi equivalente a pouco mais de 12%. No entanto, somente em oito cidades do Estado a maioria das cadeiras na Câmara será do sexo feminino. Isso representa menos de 4% dos municípios piauienses. Em seis delas, das nove vagas, cinco foram preenchidas por mulheres:

  • Campo Largo,
  • Colônia de Gurguéia,
  • Conceição do Canindé,
  • Pimenteiras,
  • São Lourenço do Piauí,
  • São Julião 
Foto: ReproduçãoOito cidades no Piauí terão Câmara de vereadores com maioria feminina
Oito cidades no Piauí terão Câmara de vereadores com maioria feminina

Os outros dois municípios que registraram mais mulheres eleitas para o legislativo do que homens, foram São João da Fronteira e Valença. Elas se destacaram mais pelo número de mulheres na bancada ser ainda maior. Em São João, das nove vagas, seis foram ocupadas por mulheres. Já em Valença, das 11 cadeiras, sete são do sexo feminino. O detalhe maior é que essas bancadas são maiores que a capital, que elegeu somente cinco mulheres. 

"CLUBES DO BOLINHA"

Porém, enquanto tem essas cidades com maioria de mulheres na câmara. Do outro lado, os piauienses elegeram verdadeiros “clubes do bolinha” em 20 municípios. São Câmaras de Vereadores que, em fevereiro de 2025, serão compostas exclusivamente por homens. Destaque maior para a cidade de Floriano, uma das cinco mais populosas do Piauí. Por lá, todas as cadeiras serão ocupadas por homens e mulher mais próxima está na 4ª suplência. 

Outra cidade que chama a atenção é Lagoa do Piauí. Das nove vagas do legislativo municipal existentes, todas foram ocupadas por homens eleitos no dia 6 de outubro. A curiosidade fica por conta do executivo, onde uma mulher foi eleita prefeita. As outras cidades 100% masculinas na câmara são: Alagoinha, Miguel Alves, Barreiras, Cajueiro da Praia, Curimatá, Curralinhos, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas, Ipiranga, Santa Filomena, Lagoa do Sítio, Pau D'arco, João Costa, Jatobá, Sebastião Barros, Tamboril e Vila Nova.

Comente