Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí

Piauí atinge maior nível de ocupação em 10 anos e reduz desemprego

A taxa de desemprego caiu para 7,5%
Redação

O Piauí voltou a registrar um marco importante no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, o estado alcançou 1,37 milhão de pessoas ocupadas no terceiro trimestre de 2025, o maior número desde 2015. Em relação ao trimestre anterior, 43 mil piauienses entraram para a força de trabalho. Na comparação com 2024, o aumento foi de 11 mil.

O avanço veio principalmente de dois grupos: empregados do setor público sem carteira assinada, que cresceram 16 mil, e trabalhadores por conta própria, com 30 mil novos ocupados.

No Brasil, o movimento foi parecido: alta de 118 mil ocupados, impulsionada por servidores sem carteira (+111 mil) e autônomos sem CNPJ (+153 mil). O país registrou forte queda entre empregados domésticos (–193 mil).

A taxa de desemprego do Piauí caiu para 7,5%, a menor do ano e 1 ponto percentual abaixo do trimestre anterior. Em relação ao início de 2025, a redução chega a 2,7 p.p.. Apesar disso, o índice ainda está acima da média nacional (5,6%), mas ficou abaixo da média do Nordeste (7,8%) e menor que as taxas de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

Com essa melhora, o Piauí saiu da 4ª maior taxa de desocupação do país para a 8ª, uma mudança significativa em apenas três meses.