Piauí deve liderar o crescimento econômico do Nordeste em 2025
O destaque é o agronegócio, com expansão estimada em 10,5%, puxada pela safra recorde de sojaCom previsão de alta de 3,7% no PIB, o Piauí deve ter o maior crescimento da economia nordestina em 2025, segundo análise do Banco do Brasil. O destaque é o agronegócio, com expansão estimada em 10,5%, puxada pela safra recorde de soja.

A média de crescimento do Nordeste será de 2,2%, igual à projeção nacional. Em todo o país, o PIB tende a desacelerar em relação a 2024 (3,4%), impactado por juros altos (Selic estimada em 15,25%), inflação pressionada (5,4%) e menos estímulos fiscais. Apesar disso, o setor agropecuário nacional deve crescer 6,0%, revertendo a queda de 3,2% no ano anterior.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
No Nordeste, o crescimento varia entre os estados. Após o Piauí, aparecem Paraíba (3,0%), Bahia (2,7%) e Alagoas (2,5%) — este último com destaque para a safra de milho, que deve crescer 67%. Já estados com maior peso industrial, como Pernambuco (1,4%) e Rio Grande do Norte (1,8%), enfrentam dificuldades, especialmente pela retração na indústria.
A análise aponta que o agronegócio será o principal motor da economia nordestina em 2025, mas alerta para a dependência excessiva do setor e para a baixa diversificação produtiva da região. A manutenção do crescimento dependerá do desempenho das safras e da capacidade dos estados de atrair investimentos e melhorar sua infraestrutura.
A gestão estadual também é apontada como decisiva para o bom desempenho. Com incentivos ao produtor rural, investimentos em infraestrutura e atração de novas empresas, o governo do Piauí tem conseguido manter a economia ativa mesmo em um cenário nacional mais restritivo.
“O trabalho integrado das secretarias, em especial nas áreas de produção agrícola e desenvolvimento econômico, tem feito diferença”, destacou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.