Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Piauí tem seis cidades entre as 100 do país que não veem chuva há mais de 4 meses

Em 40 deles a situação é bem pior. Eles estão convivendo com a seca há mais de cinco meses
Em Pauta

Seis cidades piauienses aparecem no ranking nacional dos municípios com mais tempo sem cair uma única gota de água do céu. Conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a lista é composta por 100 cidades que não recebem chuva há pelo menos 70 dias, ou seja, mais de dois meses sem a terra ser molhada naturalmente. 

Em 40 deles a situação é bem pior. Eles estão convivendo com a seca há mais de cinco meses. É o caso de Gilbués, distante 752 km ao Sul de Teresina. Por lá, os habitantes não sabem o que é chover há exatamente 153 dias, ou seja, cinco meses e três dias. E olha que no ranking das 100 piores, ela aparece no distante 33º lugar. Pompéu, em Minas Gerais, lidera com 170 dias sem chuva. 

Foto: DivulgaçãoBrasil tem pior seca da história moderna, e cenário deve piorar
Seca 

Na verdade, Minas Gerais concentra o maior número de cidades que sofrem com a falta de precipitação, sendo responsável por oito dos dez municípios há mais tempo sem chuvas. Entre as capitais, Belo Horizonte lidera a lista. O Piauí com seis aparece em quarto, tendo além Gilbués as outras seguintes cidades: Alvorada do Gurgueia, Corrente, Oeiras, Piripiri e Canto do Buriti. 

Segundo meteorologistas, a combinação de altas temperaturas e baixa umidade provoca o tempo seco que tem que agravado nas últimas semanas em diversas partes do país e impede que a chuva chegue em centenas de cidades brasileiras. A expectativa é que as cidades do extremo sul do Piauí só comecem a receber chuvas a partir da segunda quinzena de outubro. 

"A estação pré-chuvosa do Piauí vai começar só em outubro, com algumas chuvas observadas no extremo sul. As nuvens vão adentrar o território em direção ao centro a partir do final de novembro. Somente no final do ano vamos observar chuvas nas regiões Centro e Norte", explicou Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Prevenção de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh-PI).

Ela acrescenta que o Piauí está no ápice da estação de estiagem e o período deve ser alongar até dezembro em parte do Estado. Os meses de setembro e outubro ainda serão de seca e muito calor em todo o território piauiense. "A temperatura segue alta, com máximas que variam entre 36 °C e 38 °C, podendo inclusive chegar aos 40 °C, como já aconteceu nos meses de agosto e setembro”, completou.

A meteorologista explicou que a queda na umidade relativa do ar está relacionada aos efeitos provocados pelas mudanças climáticas e dos incêndios florestais enfrentados em todo o Brasil. "Estamos vivendo esse período de alta temperatura e de baixa umidade do ar devido às mudanças climáticas, ao desmatamento e aos incêndios florestais”, pontuou

Comente