Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Piauí ultrapassa 90 mil conexões próprias de energia solar com 67% nos tetos

Conforme levantamento placas instaladas atualmente no Piauí já produzem mais de 625 MW de potência
Em Pauta

De cada dez conexões operacionais de energia solar existente no Piauí, quase sete estão instaladas em telhados e pequenos terrenos. O número é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) que registrou, no mês de outubro, mais de 90 mil consumidores no Estado que trocaram a energia elétrica pela vinda do sol. O percentual de placas nos telhados é de 67% o maior do país nesse quesito

Foto: ReproduçãoTimon deve aderir a lei que oferece descontos a usuários de energia solar
Piauí ultrapassa 90 mil conexões próprias de energia solar

São consumidores que optaram pela troca do sistema por conta da redução na conta de luz, além de uma maior autonomia e confiabilidade elétrica, aponta o diagnóstico da entidade que cuida desse setor. Ainda conforme o levantamento da ABSOLAR, todas as placas instaladas atualmente no Piauí já produzem mais de 625 MW de potência. Isso daria pra iluminar mais de 631,8 mil residências. 

Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Piauí a atração de R$ 2,9 bilhões em investimentos, com geração de mais de 18,7 mil empregos e a arrecadação de R$ 800 milhões aos cofres públicos. Para ampliar a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR recomenda a criação e ampliação de programas, políticas e mais incentivos locais para o avanço da energia solar, incluindo, por exemplo, a inclusão da tecnologia nos prédios públicos em geral, nas casas populares e nos programas de universalização de acesso à eletricidade.

Foto: Reprodução ANEEL/ABSOLARRanking estadual da ABSOLAR
Ranking estadual da ABSOLAR

 “Atualmente em tramitação nas comissões do Senado Federal, este PL é fundamental para a geração distribuída solar, pois resolve estruturalmente, via lei, o problema das negativas de conexão, feitas pelas distribuidoras sob alegação de inversão de fluxo de potência. Essas negativas estão impedindo milhares de consumidores brasileiros, entre residências, pequenos negócios, produtores rurais e gestores públicos, de exercer o seu direito de gerar a própria energia limpa e renovável, para reduzir sua conta de luz”, aponta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR. 
 
Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

Comente