Piauiense ficou mais de 21 horas sem energia em 2024, o dobro da média nacional
Os dados fazem parte de um relatório divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)O piauiense enfrentou, em média, sete quedas de energia em 2024, que somaram longas 21 horas e 4 minutos de interrupção no fornecimento elétrico. O número é mais que o dobro da média nacional — 10 horas e 14 minutos — e resultou em uma penalidade milionária para a Equatorial Piauí, distribuidora responsável pelo serviço no estado: R$ 15,9 milhões pagos em compensações a consumidores prejudicados. O valor ainda pode ser atualizado.

Os dados fazem parte de um relatório divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que avaliou o desempenho das distribuidoras de todo o país. Apesar da média nacional ter recuado 1,7% em relação a 2023, quando o tempo médio sem luz era de quase 10 horas e meia, o Piauí segue entre os estados com pior desempenho.
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A Equatorial PI apareceu apenas na 21ª colocação entre as 31 distribuidoras analisadas — empatada com a Enel São Paulo. A situação se agrava por outro motivo: a empresa também ultrapassou o limite máximo de interrupções fixado pela Aneel, que era de 19 horas e 57 minutos. O resultado final foi de 21 horas e 4 minutos, descumprindo o indicador DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).
O mau desempenho tem impacto direto no bolso da empresa. Além das compensações, o resultado afeta o chamado “Componente Q do Fator X”, mecanismo que limita reajustes tarifários para distribuidoras com baixa performance. Há ainda a possibilidade de sanções contratuais.
“A reincidência no descumprimento pode levar à restrição na distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio aos acionistas, e, em casos extremos, à abertura de processo de caducidade da concessão”, informou a Aneel, em nota oficial.

Em todo o Brasil, as distribuidoras de energia pagaram mais de R$ 1,1 bilhão em compensações aos consumidores no último ano por descumprirem os limites de qualidade estabelecidos pela agência reguladora.
Apesar do cenário negativo, o desempenho da Equatorial PI em 2024 mostrou leve melhora em relação a 2023, quando cada consumidor ficou em média 24 horas e 4 minutos sem luz — três horas a mais que em 2024. A queda de 14,2% no tempo de interrupção, no entanto, ainda é insuficiente para colocar a empresa entre as mais bem avaliadas do país.